Produzido pelo nosso parça Manoel “TByteCreator” Netto (um canal que muito recomendamos assinarem). Divirtam-se. E Manoel, nunca deixe a caneca na beira da mesa! Sempre no fundo, encostada na parede! (Desconfio que esse seu cachorro seja usuário de Amiga.)
Arquivo mensais:outubro 2022
Repórter Retro 086
Este é o Repórter Retro 086, produzido pela A.R.N.O. (Agência Retropolitana de Notícias)!
Continue lendo Repórter Retro 086
Podcast: Play in new window | Download
Assine: RSS
Aviso sobre o Repórter Retro de hoje
Estamos tentando entender porque o modem da nossa máquina geradora de pautas não está fazendo o handshake corretamente; não encontramos problemas no hardware, e estamos em contato com a operadora para que eles venham verificar as linhas. Por isso o Repórter Retro 086 vai atrasar um pouquinho.
A saga do Omega MSX Computer parte 6: Quem tem amigo não morre pagão.
No post anterior, eu contei da dificuldade de conseguir alguns dos componentes para a montagem do Omega. Pois é, alguns dos componentes eram meio difíceis de encontrar. Por exemplo, o projeto todo sugere que você use chips TTL 74HCT, em vez de 74LS. E são um total de 41 circuitos integrados.
Continue lendo A saga do Omega MSX Computer parte 6: Quem tem amigo não morre pagão.
Gravação do episódio 137 agora!
Pessoal, gravaremos o episódio 137 daqui a alguns instantes. Será uma LIVE, e pode ter certeza que todos terão muito interesse nessa gravação. Teremos uma entrevista com um vilão especialmente convidado que falará sobre um assunto que todos que viveram os anos 1980 no Brasil tem interesse em saber.
Vocês podem acompanhar a live aqui:
Participem, comentem, opinem, façam perguntas!
Agora podemos falar: Nosso convidado é o professor Ivan da Costa Marques (UFRJ), e sim, falaremos sobre o Mac 512, da Unitron.
Episódio 135 – Jogo de Navinha ↑↓, Tomo I – Parte B
Bem-vindos ao podcast Retrópolis! Apresentado pela Municipalidade de Retrópolis.
Esta é a Parte B do Episódio 135.
Sobre o episódio
Os hispanohablantes chamam de matamarcianos, os anglófonos chamam de shoot’em up – ou shmup – e nós, brasileiros, chamamos de jogo de navinha.
Para isso, chamamos um piloto especialmente convidado, Rafael Lima, da Banana Bytes, autor de Sophstar, já disponível no Steam e (se já não esgotou) na Red Art Games em edições físicas para PS4, PS5 e Switch.
Para facilitar a vida do ouvinte, já que (já antecipamos) este será um episódio de dois tomos, falaremos apenas de jogos de navinha em que você sobe e desce na tela.
Continue lendo Episódio 135 – Jogo de Navinha ↑↓, Tomo I – Parte B
Podcast: Play in new window | Download
Assine: RSS
SUDERJ informa: Gravação do episódio 137 AO VIVO!
Pessoal, gravaremos o episódio 137 no próximo domingo, dia 23 de outubro, a partir das 15 horas. Será uma LIVE, e pode ter certeza que todos terão muito interesse nessa gravação. Teremos uma entrevista com um vilão especialmente convidado que falará sobre um assunto que todos que viveram os anos 1980 no Brasil tem interesse em saber.
Está curioso para saber quer saber qual é o assunto?
Continue lendo SUDERJ informa: Gravação do episódio 137 AO VIVO!
Port fresquinho do forno: H.E.R.O. para Commodore VIC-20
Saído anteontem. Desenvolvido por Jonas Hulten do Kollektivet.nu (slogan: Só reutilize os bits). Deliciem-se.
Mais detalhes e download aqui.
A saga do Omega MSX Computer parte 5: Aventuras com ferro de solda.
Antes de falarmos um pouco do Omega, vamos falar da Cherry, a empresa com esse logo aí em cima. A Cherry é uma empresa alemã, mas com raízes nos EUA (e eu jurava que era toda estadunidense). Ela foi fundada em 1953 nos EUA, mas a sede foi pra Alemanha em 1979.
Continue lendo A saga do Omega MSX Computer parte 5: Aventuras com ferro de solda.
The Future Was 8 Bit recria mais um: Jupiter Ace
O kit Minstrel 4D está em pré-venda e é um clone raiz do primo esquisitão dos Sinclair que fala Forth: o Jupiter Ace. Implementado com componentes discretos, ou seja, Z80 e outros chips de apoio reais. (Assim como o projeto anterior deles, um clone do Commodore Pet.) Em forma de kit pra você, por meros 299 reixarles e 99 pence, montar e ter as mesmas alegrias que o Ricardo teve com o Omega MSX. (A Secretaria de Saúde de Retrópolis adverte: a declaração anterior pode conter sarcasmo.)
Lembrando que antes desse kit eles também fizeram uma versão mini da mesma máquina.