Arquivo mensais:abril 2024

O Z80 está morto! Vida longa ao Z80!

Usuários de 6502 discordarão da Morte… 😀

Semana passada a gente falou um tanto sobre a Zilog largar mão do Z80. A gente também falou algumas coisas erradas, então publicamos uma errata que recomendo a leitura, nem que seja para impressionar os colegas no bate papo no cafezinho da firma.

Mas em um ponto do texto, eu disse que alguém entraria em ação e faria algo. Afinal, a WDC assumiu a produção do MOS 6502 e produz o 65C02 (versão CMOS) até hoje. Por que não o Z80, ainda mais que dez empresas tinham (e ainda devem ter) licença para produzir processadores Z80?

E já tivemos uma resposta, mas diferente da que a maioria esperava.

Continue lendo O Z80 está morto! Vida longa ao Z80!

Compilação para um domingo: MS-DOS 4 em um DOS 4

Com a liberação do código-fonte do MS-DOS 4, nem demoraria muito para alguém testar se realmente compilava.

Para surpresa de ninguém, foi o neozeed. As notas de compilação podem ser lidas aqui, demora um tempão no micro real (demora 70 minutos em um 80386 de 16MHz) mas parece ser bem mais simples do que o código do MS-DOS 2.11.

E se você não quer passar por tudo isso, ou quer compilar seu próprio MS-DOS 4 em alguma máquina dando sopa e não quer reinventar a roda, o neozeed postou o fork dele no Github e está fazendo releases por lá.

A alegria de bootar um MS-DOS 4 compilado num 386 real

Código-fonte do dia: MS-DOS 4.0

Há muito tempo atrás, a Microsoft liberou o código-fonte dos MS-DOS 1.1 e 2.0; e muitos historiadores e entusiastas do mundo Intel 8088 e Intel 8086 ficaram felizes porque podiam estudar como o sistema operacional que mudou o mundo foi feito.

No entanto, Connor “Starfrost” Hyde não estava satisfeito com isso. Estudando sobre o Multitasking DOS (MT-DOS) e sua relação com o MS-DOS 4 e o OS/2, bateu na caixa de email de Ray Ozzie perguntando se tinha alguma coisa interessante com ele.

Ray Ozzie, claro, tinha. Uns builds bem iniciais do MT-DOS, com direito ao código-fonte do ibmbio.com.

Daí se iniciou uma correria envolvendo um monte de gente, na Microsoft e na IBM… e, bom, o resultado foi contado pelo blog Open Source da Microsoft.

O código-fonte do MS-DOS 4.0 (junto com o do MS-DOS 1.25 e do MS-DOS 2.00) está aqui, com alguns traços de MT-DOS aqui e ali.

E aos interessados, o Starfrost escreveu a primeira parte da saga do MS-DOS 4.

Beta DOS Disks

Repórter Retro 102

Este é o Repórter Retro 102, produzido pela A.R.N.O. (Agência Retropolitana de Notícias)!

Do que falamos?
Trilha sonora

Random Chiptune Mix 6

Antes de sair…

Os episódios do Repórter Retro estão, como todo o conteúdo de Retrópolis, em muitos lugares: Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, Deezer e, usando nosso feed RSS, qualquer programa para escutar podcasts. Ou então, se você é dazantiga que nem a gente, pode baixar o MP3 deste episódio clicando neste link para escutar mais tarde.

Além disso, não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.

Da série “passou batido”: MSX Top Secret 3 em versão impressa

Obra do Edison Moraes e referência clássica dos MSXzeiros raiz, que traz tudo, absolutamente tudo sobre os aspectos técnicos do MSX. Agora você pode comprar a versão impressa, completa, atualizada e em três volumes!

Por algum motivo o Edison publicou a terceira parte primeiro. (E eu já tinha comprado.) Está disponível em impressão sob demanda — seu exemplar é impresso e encadernado assim que você paga o pedido e ele chega na sua casa com cheirinho de pão quente.

Esse exemplar foi comprado ano passado. Hoje, de bobeira no feriado, bati o olho nele na minha retrobiblioteca e resolvi pesquisar se os outros exemplares já estavam à venda. E estavam!

Clique em cada uma das imagens pra colocar no seu carrinho:

      

Errata: A respeito da Zilog, Z80 e afins…

Como somos humanos, isto quer dizer que somos passíveis de erros. E admitir o erro é algo que é obrigatório para nós. E sobre o post anterior, a respeito da Zilog largar a mão do Z80, trazemos novidades.

Antes de tudo, queria agradecer ao amigo Pablo Villalba por ter, numa manhã de domingo, escrito um longo texto trazendo várias explicações, que eu reproduzo aqui, em alguns casos, ipsis literis. Obrigado, Parn.

Continue lendo Errata: A respeito da Zilog, Z80 e afins…

Markus Vordermeier aka Hamlet (1970-2024).


Talvez você não saiba quem é esse sujeito aí de cima, de bigode, cavanhaque e cabelo preso num rabo-de-cavalo. Mas se você visitou o MSX Resource Center (MRC – não MIRC, MRC!) nos últimos tempos, você topou com uma postagem, um comentário ou algum material escrito por ele. O Hamlet era um usuário bem ativo no site, tanto que se tornou parte da equipe administrativa. E ele foi vitimado por uma doença grave e que o matou no no dia 17 de abril de 2024, aos 53 anos.

Continue lendo Markus Vordermeier aka Hamlet (1970-2024).

[UPDATE] Quinta do pitaco em edição extraordinária: A Zilog larga a mão do Z80.

Os círculos retrocomputacionais (e os não tão envolvidos com a retrocomputação) amanheceram ontem agitados por conta desse comunicado da Zilog, anunciando que ela irá parar de produzir os Z80.

O Z80 está morto! Vida longa ao Z80!

Calma que eu explico tudo aí embaixo. Ao contrário de alguns, eu pesquisei a respeito.
Continue lendo [UPDATE] Quinta do pitaco em edição extraordinária: A Zilog larga a mão do Z80.

Retrohitz 253 – IBM PC: Dois jogos coreanos, Ant-Man e Lychnis

Bem-vindos ao Retrohitz, um serviço cultural da Municipalidade de Retrópolis!

Sobre o episódio 253

Dois jogos para IBM-PC. Dois jogos para MS-DOS. Ambos coreanos.

Um (Ant-Man, Namil Soft, 1995) no estilo de Thexder, ou seja, jogo de mechas.

Outro (Lychnis, 1994) com uma pegada medieval.

Continue lendo Retrohitz 253 – IBM PC: Dois jogos coreanos, Ant-Man e Lychnis