Arquivo mensais:junho 2024

Domingo dos vídeos: RetroRio 2020 – Os novos motores que movem nossas máquinas.

A RetroRio 2020 foi toda online, devido à pandemia da COVID-19. Naquele período, o Ricardo J. Pinheiro estava tocando o projeto que deu origem ao seu primeiro livro, “O MSX-DOS Revelado“, sobre o MSX-DOS e seus descendentes (MSX-DOS 2, Nextor e outros). E nessa pesquisa, ele descobriu vários outros sistemas operacionais para outras máquinas, não só o MSX.

Esta palestra é a reunião desse material, que é muito interessante: Muitos sistemas e ambientes operacionais (gráficos, inclusive) para micros como Atari 8 bits, Commodore 64, Amiga, TRS-Color e MSX.  Se você quiser ver a palestra, ela está disponível no Slides.com, nesse link aqui.

Continue lendo Domingo dos vídeos: RetroRio 2020 – Os novos motores que movem nossas máquinas.

Retrohitz 256 – NEC PC-98: Burning Dragon

Bem-vindos ao Retrohitz, um serviço cultural da Municipalidade de Retrópolis!

Sobre o episódio 256

A trilha sonora de Burning Dragon, um shmup vertical (lembra dele? episódios 135 e 136?) para o NEC PC-9801, lançado pela Wiz em 1993.

Continue lendo Retrohitz 256 – NEC PC-98: Burning Dragon

RetroRio 2024!

Se você é bem atento, já notou que tem uma página nova no menu aí em cima: RetroRio 2024. E é com um prazer desgraçado e uma satisfação maldita que convidamos todos vocês para o nosso próximo evento, o 13º Encontro de Retrocomputação da cidade do Rio de Janeiro

A RetroRio ocorrerá no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), na Rua General Canabarro, 485 – Maracanã. A RetroRio ocorrerá nos dias 2 e 3 de agosto (sexta e sábado), das 09 horas até as 17 horas. A entrada é, como sempre, gratuita e liberada.

Você poderá ler todas as informações a respeito do evento na página aí em cima, mas já pedimos que você faça sua inscrição no Sympla, seja como expositor ou como participante. Nós também colocaremos mais notícias a respeito do evento aqui no site, para que todos vocês já saibam tudo que teremos lá. Não deixe de visitar nossas redes sociais para saber mais a respeito.

E nos vemos na RetroRio!

Domingo dos vídeos: RetroRio 2019 – Desenvolvimento de jogos para MSX.


De volta ao domingo dos vídeos, vamos com uma palestra que rolou na RetroRio 2019. Agora temos a palestra sobre desenvolvimento de jogos para MSX, com o Giovanni dos Reis Nunes, nosso webdisaster e pauteiro de plantão.
Continue lendo Domingo dos vídeos: RetroRio 2019 – Desenvolvimento de jogos para MSX.

Episódio 153 – MSX 3 e além e avante, Tomo I – Parte B

Bem-vindos ao podcast Retrópolis! Apresentado pela Municipalidade de Retrópolis.

Esta é a Parte B do Episódio 153.

Sobre o episódio

É o nosso episódio anual com o Piter Punk falando de MSX, portanto são dois episódios (esse e o próximo).

Para estes dois episódios… que tal tudo envolvendo MSX 3 e além?

Continue lendo Episódio 153 – MSX 3 e além e avante, Tomo I – Parte B

A saga do Omega parte 22 (o posfácio): Algo mais a acrescentar.

Antes de tudo, uma foto atual do Omega azul, para vocês verem.

Honestamente, passou tanto tempo que eu nem lembro mais o que fiquei de falar aqui. Deve ser a idade. Bem, o que posso falar é como finalizei o projeto.

Continue lendo A saga do Omega parte 22 (o posfácio): Algo mais a acrescentar.

Domingo dos vídeos: Cinco estágios de aceitação do colecionador de retro computadores

Se você nos acompanha já há algum tempo, deve lembrar que a RetroRio 2020 foi toda online. Havia um negócio chamado pandemia da COVID-19, que mexeu com a vida do planeta todo, inclusive com a nossa vida. Então tivemos que fazer todo o evento online, o que nos deu a oportunidade de assistir a palestra de Paulo Garcia, retrocomputeiro brasileiro, residente em Ottawa, Canadá, nosso articulista convidado e a pessoa por trás do site Vintage Is The New Old, que é uma das nossas referências. Foi uma excelente palestra, falando sobre os estágios da coleção, e como ele desfruta da sua coleção hoje em dia.

Veja que vale muito a pena.

Continue lendo Domingo dos vídeos: Cinco estágios de aceitação do colecionador de retro computadores

Detalhes pequenos de nós dois… E um chip.

Em um chip usado em circuito de cancelamento de ruído, o Rockwell 11483, encontraram… A NCC-1701 Enterprise. Clique pra ver em maior resolução.

Notaram que a nave está atirando? Phasers a toda carga.

E ainda tem essa outra silhueta famosa aí embaixo, em outro chip do mesmo fabricante. Vamos ver se você acerta…

Ambas as postagens são cortesia do perfil CPU Duke, do X (antigo Twitter).

Enquanto a seção Hackaday não volta…


Vamos rápido que a fila anda:

  1. Ao contrário do senso comum, a primeira calculadora de bolso feita na Europa não foi criação da holandesa Philips ou da italiana Olivetti, ou mesmo pelos alemães da Siemens. Mas sim, ela foi feita pela iugoslava Digitron. A Digitron é uma empresa localizada em Buje, na atual Croácia, e foi a primeira empresa a produzir uma calculadora na Europa, em 1971 com seu modelo DB800. Uma descoberta interessante para os nossos Sábados de Calculadoras.
  2. Alguns dos nossos leitores mais… Maduros (hehehe) vão lembrar que a Rádio USP transmitia software para MSX no programa Clip Informática. Isso mesmo, pelas ondas do rádio FM. Não foi a única a fazer isso nesse azulado planetinha. O programa de rádio Ventilator 202, na antiga Iugoslávia (olha ela aí de novo) transmitiu programas para o doméstico computador doméstico Galaksija. Mas a Radio Študent da Eslovênia também transmitiu um adventure em modo texto para ZX-Spectrum, o jogo Kontraband 2.
  3. Atualizaram o RISC OS. Sim, o sistema operacional original, seminal e mais alguns “al” dos ARM (e que roda até hoje em um Raspberry Pi) foi atualizado pra versão 5.30. Falamos um tanto a respeito deles ao longo dos anos, inclusive que agora ele é software livre. Entre as atualizações, suporte a wi-fi. Já dá pra brincar com ele em rede nas suas “framboesas” (menos a 5).
  4. E pra fechar… Um artigo a respeito do nosso “muso” em termos de evento, a VCF East. A edição 2024 foi, segundo o Hackaday, A VCF East 2024 foi maior e melhor do que nunca.

 

 

Episódio 153 – MSX 3 e além e avante, Tomo I – Parte A

Bem-vindos ao podcast Retrópolis! Apresentado pela Municipalidade de Retrópolis.

Esta é a Parte A do Episódio 153.

Sobre o episódio

É o nosso episódio anual com o Piter Punk falando de MSX, portanto são dois episódios (esse e o próximo).

Para estes dois episódios… que tal tudo envolvendo MSX 3 e além?

Continue lendo Episódio 153 – MSX 3 e além e avante, Tomo I – Parte A