James Lewis esteve na Hackaday Supercon 2023 e falou sobre seu próprio Apple IIe, o Mega IIe, um IIe portátil baseado no Mega II – um chip customizado que faz quase todo o trabalho do IIGS, tirando a CPU.
Arquivo mensais:junho 2024
Experimentos novos com ingredientes clássicos
Nem só de micros 100% clássicos nem de reimplementações em FPGA vivem os habitantes de Retrópolis, mas também de toda uma zona cinzenta, de misturar, somar e juntar componentes clássicos e componentes novos.
O Liliputing avisa que a Olimex, conhecida por fabricar SBCs e outras coisas com Linux embutido mas que também tem uma linha grande de computadores retro (ou neoretro), lançou o Neo6502pc; um hardware aberto, com um W65C02 rodando a 6,25MHz, mas também com um microcontrolador RP2040 da Raspberry Pi (aos incautos: sim, a Raspberry Pi também fabrica microcontroladores) para ter coisas como portas USB. E vem com um display LCD, um case com apoio e bateria, coisas que você tem que arrumar caso compre o Neo6502 sozinho. Ah, e emula Apple II/IIe e Oric Atmos, além de ter seus próprios softwares, como seu próprio BASIC.
Já falamos do BOOK 8088, e seu criador está de volta com o Pocket386 – que combina o chassi do BOOK 8088 com um ALi M6117 (que combina um core 386SX de 40MHz com um chipset da ALi), 8MB de RAM, adaptador VGA, um OPL3, uma porta USB, uma porta paralela, um slot CF e um monte de acessos externos a slots ISA e PS2/VGA (com adaptador). O vendedor vende com Windows 95, mas concordamos com o Ars Technica que foi feito para rodar MS-DOS e Windows 3.11 (quer dizer, você pode ser masoquista e rodar Windows 95 num 386SX40 e 8MB de RAM…)
Muita gente gostaria (incluindo a Jenny List do Hackaday), mesmo, de um Amiga com slots PCI e portas USB. E já que a Commodore não deu (e provavelmente não daria mesmo se não tivesse falido em 1994), Jason Neus arregaçou as mangas e fez o AmigaPCI: uma placa-mãe no formato ATX para você plugar seus chips Amiga (incluindo os customizados OCS/ECS) e se deliciar no maravilhoso mundo dos slots PCI e dos periféricos HID USB. Tem até controlador de floppy!
Repórter Retro 104
Este é o Repórter Retro 104, produzido pela A.R.N.O. (Agência Retropolitana de Notícias)!
Do que falamos?
- 30 anos do padrão IDE (vulgo ATA ou PATA)
- 35 anos do NetWare 386
- 40 anos do dBase III
- 50 anos do CP/M
- 50 anos do SQL
- 60 anos do BASIC
- 70 anos do transístor de silício
- 140 anos do IEEE
- Um pseudo-laptop com pseudo-Z80 rodando pseudo-CP/M
- O XT que não deveria existir
- Retro Hack Shack restaura um TRS-80 Model 4 e bota tela LCD
- Tech Time Traveller restaura um Cosmac ELF
- Happy Little Diodes restaura uma mosca branca: Transam Triton
- Como um dev faz engenharia reversa de si próprio: Parte 1 e Parte 2
- Instalando um SID num ZX Spectrum
- Personalizando o Windows 3 além do razoável
- Diferenças entre os Amiga 500 e 600
- A história dos discos rígidos
- Dave Plummer compila o MS-DOS 4 a partir do recém-liberado código fonte
- Kari Lawler mostra proteções contra cópia muito WTF…
- …e continua a brincadeira do RR passado de portar jogos em BASIC pra Python
- Um novo canal (Old Computers Sucked) dedicado a voltar no tempo a 1992:
- Juan acha algumas coisas retro na DOFF 2024
Trilha sonora
Antes de sair…
Os episódios do Repórter Retro estão, como todo o conteúdo de Retrópolis, em muitos lugares: Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, Deezer e, usando nosso feed RSS, qualquer programa para escutar podcasts. Ou então, se você é dazantiga que nem a gente, pode baixar o MP3 deste episódio clicando neste link para escutar mais tarde.
Além disso, não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.
Podcast: Play in new window | Download
Assine: RSS
Domingo dos vídeos: RetroRio 2020 – Os novos motores que movem nossas máquinas.
A RetroRio 2020 foi toda online, devido à pandemia da COVID-19. Naquele período, o Ricardo J. Pinheiro estava tocando o projeto que deu origem ao seu primeiro livro, “O MSX-DOS Revelado“, sobre o MSX-DOS e seus descendentes (MSX-DOS 2, Nextor e outros). E nessa pesquisa, ele descobriu vários outros sistemas operacionais para outras máquinas, não só o MSX.
Esta palestra é a reunião desse material, que é muito interessante: Muitos sistemas e ambientes operacionais (gráficos, inclusive) para micros como Atari 8 bits, Commodore 64, Amiga, TRS-Color e MSX. Se você quiser ver a palestra, ela está disponível no Slides.com, nesse link aqui.
Continue lendo Domingo dos vídeos: RetroRio 2020 – Os novos motores que movem nossas máquinas.
Retrohitz 256 – NEC PC-98: Burning Dragon
Bem-vindos ao Retrohitz, um serviço cultural da Municipalidade de Retrópolis!
Sobre o episódio 256
A trilha sonora de Burning Dragon, um shmup vertical (lembra dele? episódios 135 e 136?) para o NEC PC-9801, lançado pela Wiz em 1993.
Continue lendo Retrohitz 256 – NEC PC-98: Burning Dragon
Podcast: Play in new window | Download
Assine: RSS
RetroRio 2024!
Se você é bem atento, já notou que tem uma página nova no menu aí em cima: RetroRio 2024. E é com um prazer desgraçado e uma satisfação maldita que convidamos todos vocês para o nosso próximo evento, o 13º Encontro de Retrocomputação da cidade do Rio de Janeiro
A RetroRio ocorrerá no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), na Rua General Canabarro, 485 – Maracanã. A RetroRio ocorrerá nos dias 2 e 3 de agosto (sexta e sábado), das 09 horas até as 17 horas. A entrada é, como sempre, gratuita e liberada.
Você poderá ler todas as informações a respeito do evento na página aí em cima, mas já pedimos que você faça sua inscrição no Sympla, seja como expositor ou como participante. Nós também colocaremos mais notícias a respeito do evento aqui no site, para que todos vocês já saibam tudo que teremos lá. Não deixe de visitar nossas redes sociais para saber mais a respeito.
E nos vemos na RetroRio!
Domingo dos vídeos: RetroRio 2019 – Desenvolvimento de jogos para MSX.
De volta ao domingo dos vídeos, vamos com uma palestra que rolou na RetroRio 2019. Agora temos a palestra sobre desenvolvimento de jogos para MSX, com o Giovanni dos Reis Nunes, nosso webdisaster e pauteiro de plantão.
Continue lendo Domingo dos vídeos: RetroRio 2019 – Desenvolvimento de jogos para MSX.
Episódio 153 – MSX 3 e além e avante, Tomo I – Parte B
Bem-vindos ao podcast Retrópolis! Apresentado pela Municipalidade de Retrópolis.
Esta é a Parte B do Episódio 153.
Sobre o episódio
É o nosso episódio anual com o Piter Punk falando de MSX, portanto são dois episódios (esse e o próximo).
Para estes dois episódios… que tal tudo envolvendo MSX 3 e além?
Continue lendo Episódio 153 – MSX 3 e além e avante, Tomo I – Parte B
Podcast: Play in new window | Download
Assine: RSS
A saga do Omega parte 22 (o posfácio): Algo mais a acrescentar.
Antes de tudo, uma foto atual do Omega azul, para vocês verem.
Honestamente, passou tanto tempo que eu nem lembro mais o que fiquei de falar aqui. Deve ser a idade. Bem, o que posso falar é como finalizei o projeto.
Continue lendo A saga do Omega parte 22 (o posfácio): Algo mais a acrescentar.
Domingo dos vídeos: Cinco estágios de aceitação do colecionador de retro computadores
Se você nos acompanha já há algum tempo, deve lembrar que a RetroRio 2020 foi toda online. Havia um negócio chamado pandemia da COVID-19, que mexeu com a vida do planeta todo, inclusive com a nossa vida. Então tivemos que fazer todo o evento online, o que nos deu a oportunidade de assistir a palestra de Paulo Garcia, retrocomputeiro brasileiro, residente em Ottawa, Canadá, nosso articulista convidado e a pessoa por trás do site Vintage Is The New Old, que é uma das nossas referências. Foi uma excelente palestra, falando sobre os estágios da coleção, e como ele desfruta da sua coleção hoje em dia.
Veja que vale muito a pena.