E antes que agosto termine, ainda há tempo para uma publicação relativa ao assunto deste mês do podcast (parte 1 e parte 2), o TRS-80! Um vídeo bastante interessante apresentando as técnicas utilizadas no desenho de diversos jogos para esta plataforma, uma apresentação feita por Jim McGinley na edição de 2012 da Game Developers Conference, a GDConf.
Arquivo mensais:agosto 2018
Ghost n’ Goblins para MSX Turbo-R e V9990!
Antes tarde do que mais tarde! O grupo espanhol ASM anunciou a conclusão dos seus trabalhos, entregando uma cópia plenamente funcional do clássico Ghost n’ Goblins. Esse desenvolvimento está rolando há um bom tempo, e a atual versão é para MSX Turbo-R e V9990. Se você tiver um cartucho SCC, poderá também ter as vozes do jogo.
Continue lendo Ghost n’ Goblins para MSX Turbo-R e V9990!
Repórter Retro 040
Bem-vindos à altamente necromante edição 40 do Repórter Retro.
Links do podcast
- 50 anos da Intel, o que parece um bom momento para se ouvir a opinião de Gordon Moore
- 25 anos do Windows NT
- O SBC Z80 de 4 dólares voltou em versão nova e revisada
- Triste porque não tem um SID?
- Precisando de um CRT pequeno? Que tal olhar em máquinas de karaokê?
- RFYG do xAD: o teclado de um Sony HB75 MSX1, o áudio de um Sony F1XD MSX2, um Philips VG8235 MSX2, atualização de ROM para a interface de drive aceitar discos de 720Kb, dois Atari 800XL, full recap de um Amiga 1200.
- RFYG no YouTube: imprimindo em 3D os joysticks do Spectravideo SVI318, NeXTStation, quando não compensa restaurar todos os capacitores, OUTRO extreme refurb de um Atari 800XL.
- RFYG no Reddit: o único VAX 1U do mundo, um teclado IBM Model F, a dobradiça de um Powerbook 150.
- Outros RFYG por aí: Spectrum 2+ travando depois de 1 hora, cirurgia de emergência em um Amiga 2000.
- Shockwave 2
- Jogos 80 edição 19
- 9º encontro do Canal 3 RJ
- 8bits4ever SX-1
- Giovanni e o cartão de 80 colunas da DDX
Música de fundo
Músicas sortidas
Outras formas de ouvir
Não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.
Podcast: Play in new window | Download
Assine: RSS
MSXHub? Sim, MSXHub!
Se você não está debaixo de uma pedra nos últimos anos, deve conhecer algum dos conceitos abaixo citados:
- Github;
- loja de aplicativos;
- Google Play;
- Apple Store;
- Windows Update;
- Uh! uh! uhuhuh… apt-get!!! Uh! uh! uhuhuh… aptitude!!!
- Ou algo do tipo.
Basicamente, instalação de programas no seu computador/smartphone/tablet/máquina de lavar/whatever via rede. Roda um comando e instala o que você precisa.
Pois é, o conceito chegou no MSX. O usuário fr3nd resolveu fazer algo do tipo no MSX, e como ele gosta muito do repositório de software livre comprado pela Microsoft, Basicamente você tem um repositório na Internet, onde você usa um comando, chamado hub, para instalar o pacote desejado. A ferramenta faz uso da UNAPI (Obsonet, placa de rede da Tecnobytes e GR8NET funcionam) e com isto, você baixa e instala programas. A imagem lá de cima ilustra uma instalação do MSX vi (outra novidade assaz interessante).
A primeira versão do beta do cliente está disponível e ele está trabalhando no lado do servidor. O código-fonte está disponível (aonde? Sim, no github!) e ele está aberto a sugestões. A thread da conversa no MSX Resource Center está aqui, para quem quiser ler e pitaquear.
GR8NET um pouquinho mais GR8
Eugeny Brychkov continua fazendo ajustes e aperfeiçoamentos no seu cartucho “faz-tudo” para MSX. Com a palavra, o próprio:
O trabalho de aperfeiçoamento da GR8NET continua. (Não esqueçam de verificar atualizações para a FPGA e a flash!) Agora, _NETSYSINFO retorna mais dados (ver meus posts anteriores), consertei vários bugs no tocador de vídeo (por exemplo, sprites ficavam desabilitados depois do fim do vídeo). Agora o tocador de vídeo sabe não só do modo R800 (ele desabilita), mas também sobre o modo turbo de 5.37 MHz dos MSX2+ da Panasonic (também desabilita durante a exibição). Ainda não sei o que fazer com os wait-states adicionais inseridos pelos chips MSX-Engine T97* e S1990 em máquinas 2+ e Turbo (provoca “soluços” no vídeo). Talvez a solução seja diminuir a frame rate, reduzir a área de exibição (exceto em SCREEN 2), mas ainda não decidi como proceder.
Se quiser acompanhar a novela mexicana russa, é só seguir o Face do Eugeny.
O baú microsoftiano do neozeed
Não satisfeito em procurar por onde andava o ftp.microsoft.com, o bruxo do Virtually Fun andou mexendo em Microsoft Fortran Powerstation for NT 1.0, Windows/386 versão 2.0(3), Excel Working Model e o CD-ROM da MSDN de outubro de 1994.
Jimmy Maher e o Windows
Ken Shirriff começa a explorar o Intel 8087
Ken Shirriff está interessado no Intel 8087, o pai de todo o ponto flutuante nos computadores atuais. E iniciou a exploração descobrindo como o chip conseguia “gerar” a voltagem de -5V internamente.
E o Nishi está desenvolvendo o MSX de próxima geração
Nishi solta uma notinha curta (post #143) no seu site pessoal. Em japonês:
次世代のMSXを開発している。CPUはARMとR800。FPGAの上で何にでもプログラムできるハードウェアでRaspberry Piと同じ大きさの基盤にした。年内に発表したいと思っている。名前は未定。
IoTの分野とMSXとの接点は、ワンチップでMSXと無線通信機能を一体化した5ミリ角のシリコンチップのダイを開発中である。来年の秋ぐらいまでに発表したい。組込用のコントローラーとして。
Na tradução automática para o português:
Estamos desenvolvendo o MSX da próxima geração. A CPU é ARM e R800. Eu fiz o mesmo tamanho de Raspberry Pi com hardware que pode ser programado para qualquer coisa no FPGA. Eu gostaria de anunciar isso dentro de um ano. O nome é indeciso.
O ponto de contato entre o campo de IoT e o MSX está desenvolvendo um chip de silício de 5 mm que integra o MSX e a função de comunicação sem fio com um chip. Eu gostaria de anunciar isso no outono do próximo ano. Como um controlador embutido.
(via)
Retrohitz 171 – Chiptune: Subway Sonicbeat – Alex Road Amazon e I Was a Teenage Zombie
Este é o episódio 171 do Retrohitz.
Neste episódio
Os CDs Alex Road Amazon e I Was a Teenage Zombie, do Subway Sonicbeat.
Lista de músicas:
Alex Road Amazon
01 – Great Reward
02 – Cling Horsepower
03 – Alex Road Amazon
04 – Interceptor
05 – Motel Room
06 – Data Cowboys
07 – Shelter
I Was a Teenage Zombie
01 – Incomplete
02 – Genesis 87
03 – No Place Like Home
04 – Spectacular Convex
05 – Collapse
06 – Feitico
07 – Singing Casiotones
08 – Pouring
09 – Ghetto Blasters on Eleven
10 – Fading Armor
11 – Empire of Wintermute
12 – Burial of an Unknown Soldier
13 – The Kamikasi Club
Outras formas de ouvir
Não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.
Podcast: Play in new window | Download
Assine: RSS