Arquivo mensais:fevereiro 2017

Emulando o Canon Cat

No nosso episódio sobre processadores de texto (episódio #56) você ficou conhecendo um pouco sobre a história do Canon Cat. O equipamento concebido por Jef Raskins quando trabalhava na Apple em um projeto de nome Macintosh.

A conclusão da história e o motivo dele ter ido para nas mãos da Canon estão lá no episódio e enquanto você o escuta pode experimentar o emulador do Canon Cat (via MAME) disponibilizado pelo pessoal do Archive.org.

Últimas unidades dos livros do Marcus Garrett e segunda edição a caminho.

Há tempos imemoriais, resenhamos os livros do Marcus Garrett1983: O Ano dos Videogames no Brasil e 1984: A Febre dos Videogames Continua. Pois então, se você tiver interesse em adquirir os livros, saiba que eles estão quase no fim. Se você quiser, saiba que o Garrett está fazendo uma queima de estoque do “1983”, vendendo por R$ 20. A 2a edição está pra sair, então se você quiser, entre em contato com ele. Como? Clica lá no primeiro link, ora!

Agora, ele está finalizando a segunda edição. Revista, ampliada, segundo os melhores textos…  O novo livro receberá uma nova diagramação e um novo formato. A ideia é que tenha mais cara de revista, com mais ilustrações e detalhes visuais, tudo feito por um diagramador experiente.

Continue lendo Últimas unidades dos livros do Marcus Garrett e segunda edição a caminho.

Documentário brasileiro sobre clones de videogames.

Uma pausa no ziriguidum para ver essa série de documentários curtos (6, 7 minutos) patrocinado pela RedBull, feito pelo Pedro Falcão e pelo Hugo Haddad, sobre o mercado de videogames no Brasil, com foco no “paralelismo” do nosso mercado (pirataria é crime, afundar navios dá cadeia!). O nome? Paralelos.

Continue lendo Documentário brasileiro sobre clones de videogames.

Piu-Piu do Meits… Hein?!

Em tempos de MSXSJC, o Meits, usuário conhecido da comunidade holandesa de MSX, conta que recuperou seu Piu-Piu. Antes que vocês achem estranho (não teve jeito, você chou estranho meeeeesmo), o Tweety é um MSX 2 (um Philips NMS-8250) altamente modificado que ele vendeu, e depois de um tempo, voltou. Querendo saber mais… Clica para continuar a leitura.
Continue lendo Piu-Piu do Meits… Hein?!

Olduino

E que tal um adaptador para ligar um Z80 (sim, o Zé Oitenta) a shields Arduino? Esse é o projeto Olduino/Z, do povo do Hackaday.

A placa com o Z80 tem 32K de RAM e32K de EPROM, com o tamanho de um cartão de crédito, um painel frontal com um tecladinho hexadecimal (dá para programar por ali), uma interface serial para ligar a um PC. Ele tem uma interface SPI a 4 Mhz, e graças a ela, você pode ligar de placas Ethernet a relógios de tempo real.

Software? Hmm… Tudo em C, usando SDCC e o Z88dk como front-end.

Ele deriva de outro projeto, o 1802 Olduino, e se você quiser seguir o dito cujo para ver onde vai dar… Clica no link lá de cima.

Repórter Retro Nº 023

O Seu Repórter Retro

Bem-vindos a mais uma edição do Repórter Retro.

Ficha técnica:

  • Número do episódio: 023
  • Participantes: Ricardo, João, Cesar, Giovanni e Juan
  • Duração aproximada: 82 minutos
  • Músicas de fundo: Músicas sortidas
  • Download em ZIP

URLs do podcast:

Não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.

“O Vingador do Futuro”, no seu ZX-Spectrum.

Vocês lembram do clássico da Sessão da Tarde, “Vingador do Futuro“, certo? O filme é de 1990, e teve um remake em 2012. Não vamos entrar nos méritos dos filmes, mesmo porque nós não somos um podcast de cinema e tem um pessoal de um podcast aí que já falou desse filme.

A questão é, a versão em jogo para ZX-Spectrum foi lançada apenas como demo, mas 26 anos depois, temos uma versão jogável! Se você quiser saber mais, clica aí embaixo.

Continue lendo “O Vingador do Futuro”, no seu ZX-Spectrum.

Pesquisa de opinião.

Pessoal, a pedido do grupo MSXRio, estamos divulgando uma pesquisa de opinião que eles criaram, para saber o que o entusiasta de retrocomputação tem interesse. Pedimos que todos respondam para que assim seja possível saber o que atrai mais a atenção de todos.. O formulário está aqui: . Se puderem, repassem a todos que puderem. É importante saber o q se pensa a respeito. Obrigado!

Lançamento do documentário 1983: O Ano dos Videogames no Brasil.

Povo, temos data para o lançamento do documentário! Podem soltar fogos. Segundo o Marcus Garrett, produtor do dito cujo e chapa nosso de longa data, o documentário será lançado em um evento que ocorrerá no MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo, que fica no bairro dos Jardins. O evento é o Big Geek Day, que ocorre no museu, e a data de estréia será no dia 7 de setembro. Sim, feriado, Dia da Independência. UPDATE: Foi adiado para 16 de setembro, continua sendo no MIS, e será um evento próprio. Mais detalhes aqui.

Com esse adiamento, a edição será feita mais calmamente (oba), terão videogames, TVs e acessórios para a mostra/jogatina (ao estilo do Museu do Videogame Itinerante), e com essa data dá para se programar para comparecer.

O documentário será exibido a partir das 14 horas (o evento abrirá às 11), mas retire o ingresso (gratuito) na bilheteria até as 13 horas. A partir das 13:30, terá um bate-papo com os produtores, sobre o documentário.

Aqui tem o link pro evento, no Facebook.

Continue lendo Lançamento do documentário 1983: O Ano dos Videogames no Brasil.