Arquivo mensais:julho 2024

Repórter Retro 105

Este é o Repórter Retro 105, produzido pela A.R.N.O. (Agência Retropolitana de Notícias)!

Do que falamos?
Trilha sonora

Random Chiptune Mix 32

Antes de sair…

Os episódios do Repórter Retro estão, como todo o conteúdo de Retrópolis, em muitos lugares: Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, Deezer e, usando nosso feed RSS, qualquer programa para escutar podcasts. Ou então, se você é dazantiga que nem a gente, pode baixar o MP3 deste episódio clicando neste link para escutar mais tarde.

Além disso, não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.

RetroRio vindo aí… E tivemos essa surpresa agradável.

Nosso amigo Marcos Felipe, um dos organizadores da Rio Retro Games, gravou esse muito simpático reel do Instagram divulgando a RetroRio 2024. A gente é velho, entende nada dessas modernidades… Mas eu, em particular, adorei. Obrigado, Marcos! Eu queria compartilhá-lo com vocês.

PS: Já fez sua inscrição? Não? Então clica aqui, vai lá no Sympla e se inscreva. Nos vemos lá.

Mais um micro novo baseado em tecnologia clássica.

Você, caro leitor e ouvinte, sabe que nós gostamos também de soluções modernas usando tecnologias clássicas. O Agon Light, por exemplo, é um querido nosso. Mas ele não é o único, e ainda bem: Afinal, o que seria do azul se não fosse o vermelho, né?

O projeto Zeal 8-bit Computer começou no início de 2021 e, desde então, tem sido lançado aos poucos. Recentemente uma versão finalizada e “completa” (bem, tem a etiqueta “Complete Edition”!) está pronta para ser lançada ao público. A ideia dela (o que não é lá tão original), é prometer uma experiência moderna de retrocomputação com a simplicidade dos retrocomputadores e suporte a tecnologias mais novas, como saída VGA, cartões SD e memória flash.

Continue lendo Mais um micro novo baseado em tecnologia clássica.

Metal Gear 1… Para Amiga?

Sim, cometeram a heresia portaram o Metal Gear 1 (Konami, MSX 2, 1987) para o Amiga OCS. o usuário DanteRetroDev (Dante Mendes) anunciou no X (antigo Twitter) que o programador H0ffman se baseou no disassembly do jogo feito pelo Manuel Pazos, e fez a versão pra máquina de 32 bits da Commodore. Aproveitando a capacidade do Amiga, essa versão está toda em inglês. Ela também tem gráficos adicionais para personagens (feitos pelo Toni Gálvez), novas cenas finais e de créditos ajuste para 50 ou 60 Hz e mais algumas coisas.

Se você entrar nesse link aqui, tem um vídeo de pouco mais de 2 minutos mostrando como o port ficou. E se você ficou interessado em pegar uma cópia, clique aqui para acessar a página do h0ffman no itch.io.

RetroRio 2024 – O que mais aparecerá por lá?

Falta uma semana para a RetroRio 2024, gente! Nós estamos na correria para fazer desse um baita evento, e… Você já se inscreveu lá no Sympla? Não? Então corre lá e se inscreve, é de grátis. Se você for expositor, a data limite é amanhã, dia 27 de julho!

Mas eu queria falar mais um pouco do que teremos lá exposto. Vocês sabem que prezamos por uma diversidade retrocomputacional grande numa RetroRio. Na postagem anterior, falamos sobre alguns dos equipamentos que teríamos lá expostos. E agora temos mais informações sobre outras arquiteturas que lá estarão acessíveis e disponíveis. Então… Segue o fio!

Continue lendo RetroRio 2024 – O que mais aparecerá por lá?

Disquetes, disquetes e disquetes…

Vocês sabem que disquetes são tecnologias que hoje em dia são mais relacionadas aos nossos amados micros clássicos. Mas como é uma tecnologia confiável e amplamente testada, ainda é muito usado hoje em dia, em vários ambientes específicos. Já falamos aqui dos disquetes que estão na Estação Espacial Internacional, mas você sabia que as Forças Armadas dos EUA ainda usavam disquetes de 8 polegadas até 2019? E que eles eram usados para o sistema de controle de armas nucleares?

Continue lendo Disquetes, disquetes e disquetes…

Retrohitz 258 – MSX: Pumpkin Adventure III

Bem-vindos ao Retrohitz, um serviço cultural da Municipalidade de Retrópolis!

Sobre o episódio 258

Tocamos a trilha sonora de Pumpkin Adventure III: the Hunt for the Unknown, um RPG futurista lançado pela Sunrise Foundation para MSX. Uma trilha sonora feita para ser tocada em Moonsound, Shockwave, DalSoRi e outros cartuchos de áudio com OPL4.

Continue lendo Retrohitz 258 – MSX: Pumpkin Adventure III

Canon Cat de volta… Inclusive com demos.

Falamos do Canon Cat em algumas ocasiões aqui no Retrópolis, começando pelo episódio 56B, de 2015. Também falamos sobre emulação e sobre comunicação entre o Canon Cat e um micro (velho) atual. Mas o usuário ClassicHasClass, do blog Old Vintage Computing Research, redigiu um (bem longo) post sobre essa singular máquina.

Continue lendo Canon Cat de volta… Inclusive com demos.

Domingo dos vídeos: Kay Nishi e seu inglês pitoresco na Cidade Luz.


Nos dias 22 e 23 de junho de 202, houve um encontro de usuários de MSX em Paris, França. Foi o J’MSX 24. Dois dias de muito Liberté, Egalité, Fraternité e MSXzê, com o perdão do meu francês, claro. E Kazuhiko Nishi, assunto principal do episódio 154, visitou a Cidade Luz para palestrar durante pouco mais de 1 hora a respeito do seu projeto louco megalomaníaco fumadaço doidão chamado “MSX3”. O vídeo está aí disponível, e encare-o como um complemento ao episódio desse mês. Pelo menos nesse vídeo não temos o Piter PUNK acertadamente dizendo: “Que loucura é essa, meu?

PS: Infelizmente, o encontro coincidiu com a Rio Retrogames, logo não pudemos comparecer.

RetroRio 2024 – O que teremos por lá?

Faltam duas semanas para a RetroRio 2024, e além do convite para todos vocês se inscreverem lá no Sympla (já se inscreveu?), queria falar um pouco do que teremos lá exposto.

A diversidade retrocomputacional numa RetroRio é algo digno de nota sempre: É possível ver computadores (e agora, videogames) de várias épocas presentes, num único ambiente. E já começamos a pertubar os expositores que lá estarão, pra saber o que eles levarão. Então, já dá para adiantar algumas das máquinas que lá estarão expostas.

Continue lendo RetroRio 2024 – O que teremos por lá?