Agon Light, o faixa preta dos 8 bits.


Vocês sabem que nós temos a maior simpatia por projetos de microcomputadores “clássicos atuais“. Nessa definição, nós encaixamos todas as máquinas que sào desenvolvidas com recursos e tecnologias atuais, mas que são micros clássicos em essência. Não, eu não coloco o Omega MSX nessa categoria porque ele não é um micro novo, mas uma reimplementação de um micro clássico (o MSX).

Logo, nessa definição um tanto quanto flexível, encaixamos equipamentos como o Commander X16 (no futuro, teremos um artigo, aguardem) e o Agon light™, que abrilhanta este artigo com a sua foto. Mas… O que é o Agon light™?

O Agon light™ (sim, a marca é registrada) é um microcomputador de 8 bits, de código aberto, que é um SBC (Single Board Computer). A ideia é que ele seja um equipamento de baixo custo, feito com tecnologia atual e seu objetivo é ser o mais rápido e o mais barato computador de 8 bits já feito.

Especificações técnicas

Falemos um pouco das especificações técnicas:

  • Ele não tem chips FPGA ou algum tipo de emulação. Não há camadas de abstração, como máquinas virtuais ou coisas do tipo. é direto no metal.
  • O processador é um Z80. Na verdade, um eZ80F92 @ 18,432 Mhz, que tem metodologia pipeline e endereça até 24 bits (16 Mb de RAM). Na prática, seria como um Z80 “comum” operando acima de 50 Mhz. Mas não, não dá pra por esse eZ80 no seu MSX, isso já foi algo de discussão por muito tempo na MSXBR-L.
  • Ele tem 512 Kb de SRAM como memória principal (atraso de propagação de 10 ns), o que é mais uma semelhança com outros projetos atuais.
  • Seu processador de vídeo (VDP) e áudio é um ESP32-PICO-D4, que roda a 240 Mhz (poder de processamento de sobra) e 8 Mb de memória para o firmware (133 Mhz), o que permite que ele trabalhe com resoluções de até 640 x 480 com 64 cores simultâneas, por exemplo.
  • Ele tem uma porta GPIO com 20 pinos. Essa porta é usada para conectar o que você quiser nele e comandar a partir do Agon light™.
  • De interfaces, ele tem um conector para teclado PS/2 (se o teclado USB for compatível, é só colocar um adaptador), uma porta USB para carregamento (5 V), saída P2 para áudio (2 canais mono), VGA para vídeo e um slot para cartões micro-SD – afinal das contas, vamos usar tecnologia atual, né?
Diagrama de blocos. Se você clicar na imagem, será repassado ao manual do hardware (em inglês), com muito mais informação.
Diagrama de blocos. Se você clicar na imagem, será repassado ao manual do hardware (em inglês), com muito mais informação.

Agora… Como eu uso ele?

Uma coisa legal é que você não precisa de outro computador para usá-lo. Alguns projetos requerem que você ligue um PC a ele numa porta serial para usar. Com o Agon light™, você liga um teclado, um monitor, conecta ele numa fonte e vai usar.
E você deve estar pensando: Tá, e o que eu rodo nele? O firmware dele é composto de 3 partes:

  • O Quark™ VDP, que é o firmware do VDP.
  • O Quark™ MOS, que é o sistema operacional básico, parecido com o DOS e o CP/M.
  • O Quark™ BBC BASIC, que é uma versão estendida do interpretador do BBC Basic feito pela Acorn para os BBC Micro (e conhecido como o melhor BASIC para micros de 8 bits), com extensões para gráficos, som e controle do GPIO.

Então, ao você ligar um Agon light™ pela primeira vez, verás uma tela como essa aí de baixo:

E aí, é começar a usar.

E o que tem de bom pra ele?

Existe muito material desenvolvido para ele no momento, desde gabinetes próprios feitos em impressoras 3D até software novo. Vamos a uma lista rápida.

Gostei, acho que vou comprar um… Onde e quanto?

Vamos lá… Como a placa é de código aberto, qualquer um pode produzir essa placa. Logo, existem várias empresas que estão montando e vendendo o Agon light™ e o Agon light™ 2, principalmente este último. A Olimex está montando a placa e vendendo no seu site por 50 euros. Existem algumas revendas, como a DIGIKEY (49,49 euros), a MOUSER (US$ 59,89), a PCBWay (US$ 99), a Tindie (110 dólares australianos), o the PiHut (50,50 libras esterlinas) e outros.

A maioria dessas empresas também vendem gabinetes para o Agon light™, seja de metal ou plástico. Ah, se você preferir imprimir o seu, na Thingiverse já tem os arquivos para imprimir um gabinete para o seu. Aliás, tem um segundo, texturizado, disponível no Printables.

Ficou curioso e quer saber mais?

Bem, no The Byte Attic tem uma lista de artigos publicados sobre o Agon light™, não vou nem perder tempo em copiar e colar a lista aqui. procure a seção Media Coverage, e espero que nosso artigo esteja lá nessa lista, no futuro também.

O melhor site com informações a respeito do Agon light™ é justamente o The Byte Attic. Mas você pode saber mais a respeito do projeto no seu github, e em diversos artigos. Agora, se você quiser ver vídeos a respeito, vou te indicar alguns.

O Jan Beta fez um caprichado vídeo sobre o Agon light™, mostrando inclusive a respeito de atualização de firmware, códigos que são exemplo, etc e tal.

O canal do The Byte Attic tem alguns vídeos também, e em particular alfinetando o The 8-Bit Guy

O The Retro Desk chutou o pau da barraca e fez logo um comparativo entre ele e o Commander X16.

O Sourceror, por sua vez, mostrou como rodar CP/M e executou alguns jogos de MSX. Ele criou uma camada de abstração de hardware, um kernel, e com uma BIOS de MSX, uma DISKROM levemente modificada (segundo ele) e um disco de MSX-DOS, rodar algumas coisas de MSX.

Então, o que você achou dessa máquina? Eu achei bem intrigante e desafiadora. Comente ai embaixo sua opinião, e se você teria um.

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

5 pensou em “Agon Light, o faixa preta dos 8 bits.

  1. Massa! Mandei o artigo no grupo do Facebook do projeto. Logo devem atualizar a lista de midia coverage.

      1. Sim. E tem um outro de programação também chamado Agon Programmers

  2. Já preenche os requisitos pra ser trazido pruma MSXRio sem o Ricardo fazer cara feia!

  3. Poxa, o Agon Light comeu com farinha o Commander X16 no video acima citado.

    Deu AGONia.

    Interessante.

Os comentários estão fechados.