Arquivo mensais:março 2015

Mosca Branca do dia: Rockwell AIM-65

AIM MarvelApareceu à venda no eBay por estes dias, com manuais e tudo… mas num leilão em separado. Trata-se de um micro de aprendizado com 6502, lançado em 1978 — essencialmente é um KIM-1 com gabinete e teclado QWERTY. Abaixo, as fotos do exemplar preservadas para a posteridade, já que eBay é volátil.

Mais informações sobre esta máquina nos lugares de costume. Clique nas fotos para ampliá-las.
Continue lendo Mosca Branca do dia: Rockwell AIM-65

Fractal para quem precisa de fractal

À guisa de (falei bonito agora, hein?) continuação do post sobre cartões SMS em mainframes, Ken Shirriff ficou sabendo que havia um IBM 1401 funcional no Computer History Museum e lá foi-se ele pra brincar com a criança. Brincar do que? Ora, de fazer um programa para imprimir o Conjunto de Mandelbrot. Em que linguagem? Assembler em cartões perfurados, claro, porque linguagem de alto nível, monitor e teclado são para os fracos.

mandelbrot-1401-and-printer

Mas calma que a história não acaba por aí…
Continue lendo Fractal para quem precisa de fractal

CD da MSX Magazine Revival no Internet Archive

Lembram da MSX Magazine Revival da ASCII? Não? Foram (re)edições recentes da MSX Magazine bancadas pela ASCII durante a tal febre do “MSX Revival” deles (que também incluiu, além da revista, um emulador — o MSXPlayer — e dois novos hardwares — um leitor de cartuchos USB e um PC descaradamente disfarçado de MSX) contendo notícias “históricas”, novas e um papo sobre o MSX na atualidade.

Continue lendo CD da MSX Magazine Revival no Internet Archive

Três momentos de arqueologia digital

Na retrocomputação, é sempre importante a preservação de fanzines, livros, revistas, manuais e disquetes, seja como registro histórico, seja como fonte de consulta, ou mesmo para backup.

No primeiro caso, 7 dos 9 números da ENTER, fanzine do Atari Club do Chile, que chegou até a ter um quadro em um programa de televisão.

No segundo caso, o escaneamento dos textos originais do Beneath Apple DOS, livro importante sobre o sistema operacional dos Apple II; os interessados podem ler o relato de Mike Maggis, recuperador dos textos (e do 6502lane.net e do Apple II Scans).

No terceiro caso (claro, deixamos o melhor por último)… Continue lendo Três momentos de arqueologia digital

Não arranque os cabelos

Um conselho universal e atemporal para aqueles que desenvolvem software. Esta página é do manual de programação do ZX80 por Steve Vickers (clique para ampliar):

Não Arranque os Cabelos

Traduzindo o fluxograma:

Iniciar → Escrever programa com o mínimo possível de bugs → Testar programa → Funciona perfeitamente? Sim: Terminar. Não: → Não arranque os cabelos → Ache os bugs → Conserte-os, introduzindo o mínimo possível de bugs novos → Voltar para “Testar programa”

(Carl Attrill via G+)

Repórter Retro Nº 002

O Seu Repórter Retro

Bem-vindos a mais uma edição do Repórter Retro.

Ficha técnica:

  • Número do episódio: 2
  • Participantes: Ricardo, João, Cesar, Giovanni e Juan
  • Duração aproximada: 90 minutos
  • Músicas de fundo: Chiptunes de Amstrad CPC
  • Download em ZIP

URLs do podcast:

Não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.

Turbo Pascal 3.0 visto “de dentro”

http://pascal.hansotten.com/uploads/msx/stpfloppy.gif

Na página do pessoal da PC Engines (uma empresa suíça especializada em computação embarcada — e obviamente em menor escala) há um artigo bastante interessante sobre as entranhas da geração do código compilado no Turbo Pascal 3.0 com detalhes sobre a estrutura do binário produzido, como o compilador converte alguns comandos e, claro, dicas de como utilizar este conhecimento acelerar seu programa.

( GDMSX no Google+ )

Pierluigi Piazzi (1943-2015)

jau2k-26Rubem Alves dizia que “Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais…

Ontem tornou-se imortal um dos grandes heróis da computação nacional, o professor Pierluigi Piazzi. Microhobby, Editora Micromega, Editora Aleph, Gradiente… E toda uma grande quantidade de pessoas influenciadas pelo seu trabalho, escrevendo artigos, livros, lecionando, explicando sobre microcomputadores nos anos 1980, em especial o MSX e o ZX-81. Muitas profissões foram definidas, gostos foram ajustados, vidas foram influenciadas, e o nosso “muito obrigado” pelo seu trabalho constante e incessante.

O velório foi no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e o sepultamento será no dia de hoje, 23 de março. Em respeito à memória e ao legado do prof. Pier, não teremos postagens pelos próximos dois dias, voltando às nossas atividades normais no dia 25 de março.

Continue lendo Pierluigi Piazzi (1943-2015)