Três momentos de arqueologia digital

Na retrocomputação, é sempre importante a preservação de fanzines, livros, revistas, manuais e disquetes, seja como registro histórico, seja como fonte de consulta, ou mesmo para backup.

No primeiro caso, 7 dos 9 números da ENTER, fanzine do Atari Club do Chile, que chegou até a ter um quadro em um programa de televisão.

No segundo caso, o escaneamento dos textos originais do Beneath Apple DOS, livro importante sobre o sistema operacional dos Apple II; os interessados podem ler o relato de Mike Maggis, recuperador dos textos (e do 6502lane.net e do Apple II Scans).

No terceiro caso (claro, deixamos o melhor por último)… o trabalho de recuperação de disquetes de CoCo feito pelo Daniel Campos: ao receber alguns disquetes para recuperação vindos do Codimex do Luís Garcia, apareceu até o Eagle Lander, jogo que não tinha registro algum de ter sido dumpado. As IBAGENS do trabalho (que contou com modesta participação especial do nosso editor Juan Castro, na qualidade de Emprestador de Drive de 5 1/4″) estão aqui e os discos, prontos para serem usados no seu CocoSDC ou até no seu emulador, aqui — ou aqui (mas sem garantia de estar atualizado) para os que não facebookam.

Eagle Lander

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “Três momentos de arqueologia digital

      1. O Ministério da Verdade acaba de corrigir o passado para seu benefício. O Grande Irmão zela por ti.

        Guerra é Paz.
        Liberdade é Escravidão.
        Ignorância é Força.

  1. Obrigado pela lembrança galera! Ainda nos disquetes de CoCo, recuperei diversos aplicativos da época que também ainda não tinham sido “dumpados” e colocados online como o 3D Designer, Vizigraph, Vizidump entre outros. Ainda tem uns 30 discos para recuperar, pura diversão arqueológica pela frente. 🙂

    1. Aí logo depois que a gente posta isto, você resolve desatualizar o artigo aparecendo com aquele Codimex… Vatipaporra! 😛

        1. (Neste momento começa a tocar o tema de Indiana Jones. Daniel Campos monta no seu cavalo e cavalga em direção ao horizonte. The End. Sobem os créditos.)