Como vocês sabem, o nosso background (por nosso entenda: “a equipe do Retrocomputaria”) é MSXzeiro e não de console. Logo, é curioso descobrir a extensão do carinho da torcida do povo de console pela Philips. Onde mais? No Digital Antiquarium. Um boa leitura para uma tarde de domingo.
Ah, sobre carinho, leia com um #SQN na frente. Obrigado.
Vocês lembram que em 2015 a gente falou do volume 1 da Enciclopédia Homebrew, cujo objetivo era catalogar todos os jogos homebrew feitos para plataformas clássicas? Pois é, eles fizeram a captação via financiamento coletivo, e o volume 1 saiu.
Pois é, no encontro Amstrad Eterno 2017 foi feito o lançamento oficial do volume 2. Mais 500 resenhas, espalhadas em 370 páginas coloridas, que cobrem a produção de jogos, de 1993 a 2017. Ah, tem uma seção especial falando dos encontros de MSX em Barcelona também. Ficou interessado? 22 euros + frete, clique aqui.
Outro equipamento pré-MSX da gigante holandesa, é o Philips P2000. Ironicamente foi lançado… Na Áustria, em 1980. Z80, 16 Kb de RAM (podendo ir até 32 Kb), 4 Kb de ROM (podendo ir até 16 Kb com cartuchos), e finalmente a primeira máquina deles focada para ser um computador doméstico. 2 slots pra cartuchos, um leitor de microcassetes integrado, entre outras coisas. Ficou curioso? Clica na imagem pra ler mais sobre ele.
Aqui, em terra brasilis, o Amstrad não é uma máquina lá muito popular. Mas na Europa, o computador com cara de computador (segundo Lord Alan Sugar) foi uma máquina bem-sucedida, concorrente dos ZX-Spectrum. Tanto que em Barcelona, no último dia 18 de março, teve um encontro de usuários de Amstrad, o Amstrad Eterno 2017. E o pessoal do Tromax TV foi lá. Quer ver? Dê o play no vídeo aí em cima e divirta-se.
Não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.
Saiu três dias atrás o crowdfunding do ZX Spectrum Next. E nem sequer deu tempo pra gente escrever este post pedindo para que o povo ajude o projeto a se concretizar… ele atingiu seu objetivo de financiamento (um quarto de milhão de Brexites) em Um. Mísero. Dia.
“Para mim, isto é a realização perfeita de como uma versão nova de um velho computador (N. do T.: Velho é o seu PC) deveria ser. Basicamente, compatibilidade perfeita de hardware e software, além de conveniências modernas como saídas HDMI e suporte on-board a cartões SD, bem como extensões opcionais. Eu sei que existem vários outros projetos em outras plataformas como o Commodore 64 e o TRS-Color, mas na minha opinião isto eleva o jogo a um novo nível.”
Wallah! para o Victor Trucco, Fabio Belavenuto e todos os envolvidos.
Esse é um shooter vertical, com a curiosidade de que foi escrito por um japonês (N. I.), em C, e é gratuito para download ou para jogar online. O jogo Slime Center (que falamos no post sobre a MSXDev’17) é uma criação dele. Se você quiser ver os outros jogos dele, pode ir no site dele que tem vários jogos disponíveis para download. Ele começou a desenvolver usando o compilador cruzado ccZ80++, então espere para breve um monte de jogos novos.
Um sujeito postou no grupo de Apple II do Facebook que ele recebeu um prêmio no local onde ele trabalha. Tá, até aí, nada de mais. Mas quando ele olhou para a caixa, algo chamou sua atenção.
Bem, ele recebeu este prêmio aqui, e o que isto tem a ver com Apple II?
Os Passageiros do Vento são uma história em quadrinhos de aventura, criada por François Bourgeon (França) e que rendeu um adventure para MSX 2. O adventure foi lançado pela Infogrames e teve versões em holandês, francês e espanhol. Mas não teve em inglês… Até agora.