Não basta ser o primeiro computador desktop, e poder chamar o Altair e a Santíssima Trindade de 1977 de juvenis, o Olivetti Programma 101 podia ser usado na banheira.
(via)
Não basta ser o primeiro computador desktop, e poder chamar o Altair e a Santíssima Trindade de 1977 de juvenis, o Olivetti Programma 101 podia ser usado na banheira.
(via)
Alex Zaikin criou uma réplica em FPGA do Микро-80 — ou Micro-80 para os não fluentes em cirílico. Computador baseado no КР580ВМ80А –clone do INTEL 8080 — tinha 64KiB de memória RAM, saída de vídeo monocromática de 64×32 caracteres em uma TV e interface para usar um gravador cassete comum para armazenamento de dados.
O Micro-80 foi criado no começo da década de 1980 por um grupo de entusiastas, teve seus esquemas e documentação publicados na revista Радио (Radio, heheh) e tornou-se, com seus 200 integrados, o primeiro computador acessível ao ao público na então União Soviética.
Bem-vindos a mais uma edição do Repórter Retro.
Ficha técnica:
URLs do podcast:
Não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.
Podcast: Play in new window | Download
Assine: RSS
Alan Turing foi um gênio, e isso é ponto pacífico. Mas também foi o inventor da música feita em computador, e junto inventando o sintetizador e a música eletrônica. Duvida?
A British Library conta a história de como foi feita a restauração deste som; o Guardian traz mais informações.
É o Retrovideoteca trazendo um vídeo do RetroAhoy para aterrorizar seu começo de semana com uma quantidade quase infinita de zumbis desmiolados que só querem pegar os seus miolos (em uma quantidade também quase infinita de jogos sobre zumbis, diriam alguns).
Terminando nossa vibe de 68000 mas desta vez fazendo o contrário…
Há muito tempo atrás, na galáxia M-2006, Tom Morton pegou a versão de Atari ST do jogo Frontier : Elite 2, “disassemblou”, removeu as chamadas ao sistema operacional e o acesso ao hardware, converteu o código resultante em C (tipo assim, uma máquina virtual 68k) e fez as modificações necessárias para desenhar na tela usando OpenGL.
Para todos os efeitos, apesar dos gráficos bonitos, ainda é o mesmo código original do David Braben sendo executado, então é retro! 😀
Ainda sob a tutela da Softdisk Publishing o pessoal da ID Software lançou em 1991 o jogo Catacomb-3D para computadores velhos rodando DOS e com placas de vídeo EGA. Este jogo contém o protótipo da engine e todos os demais elementos do primeiro grande sucesso deles alguns meses depois… Wolfenstein 3D!!
Em 2014 o código fonte da série Catacomb e de outros títulos da ID Software foram disponibilizados e, pois estavam lá, o primeiro jogo da série foi portado para computadores Commodore Amiga! De acordo com o autor as especificações de hardware caem a cada nova versão e, por enquanto, ele recomenda uma máquina com um 68020 rápido e 2MiB de RAM…
O X68000 ganhou fama por ser um “arcade pessoal”, mas não rodava DOOM. É, não rodava, porque agora roda. Sim, está sem som, mas é DOOM, dá pra gastar um bom tempo matando monstros e tal.
Querendo binários pra jogar ou código pra ajudar e desenvolver? É aqui.
É este o objetivo da placa que Pyrofer está terminando. Deve estar pronta em breve e o autor fala em um custo de 30 libras.
Este é o episódio 143 do Retrohitz.
Neste episódio, o álbum The Imitation Archive, de Matt Parker, com sons de computadores em exposição no The National Museum of Computing, em Bletchley Park, Inglaterra. Caso queira (e sugerimos fortemente que você faça isso!) , pode passar no Bandcamp e comprar o álbum pelo valor que você quiser.
Duração: 36 minutos
Lista de músicas:
Não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.
Podcast: Play in new window | Download
Assine: RSS