Takedown.


Kevin Mitnick faleceu.

Ele era o hacker conhecido como Condor, e será para sempre lembrado pelo seu duelo contra o consultor de segurança Tsutomu Shimomura entre 1994 e 1995. Este jogo de gato e rato rendeu a primeira grande aparição na mídia do termo hacker (inclusive aqui no Brasil), tanto que este fato inspirou o lançamento do filme Hackers: Piratas de Computador no mesmo ano. Aliás, um filme que gera sentimentos adversos – ainda lembro da resenha do finado fanzine Barata Elétrica, a respeito do filme. Ao Derneval Rodrigues da Cunha, meu abraço de alguém que colaborou com o zine lá atrás, nos anos 1990.

Mas, voltando ao Kevin… Toda a corrida para pegá-lo rendeu um livro escrito pelo próprio Shimomura (Takedown), mais um filme (Caçada Virtual, que nome ruim!), alguns documentários picaretas (fizeram o Takedown 2 e o 3!)… Ele ficou preso por 5 anos, sendo liberto em 2000. Ainda teve mais 3 anos sem poder usar computadores ou Internet (os juízes deviam achar que ele hackearia com a força da mente, só pode) e foi viver a vida, como co-autor de livros, autor de artigos sobre segurança, palestrante (veio numa finada Campus Party) e presta serviços de consultoria em segurança.

Kevin teve um câncer pancreático, descoberto há mais de um ano, que o vitimou, aos 59 anos. Nossa homenagem a um dos últimos hackers românticos da história.

Este era o cartão de visitas do Kevin Mitnick. Se você destacar tudo, terá um conjunto de ferramentas para abrir fechaduras e cadeados!

 

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

Um comentário em “Takedown.

  1. RIP Kevin.

    Poxa, eu acessei esse FanZine barata eletrica nos fim dos anos 90.

    O filme hacker por mais que fosse exagerado(para época), gerou um sensaçäo sem prescendentes para quem gosta de tecnologia. E as trilhas sonoras do filme arrepia até hoje.

Os comentários estão fechados.