Servidor quase quarentão que não pára.

O IBM-PCjr do Brutman Labs.
Elapsed time: 2665:31:17

O site Brutmanlabs mantém uma página na Web funcionando em cima de um servidor que é… Um IBM-PCjr. Sim, um IBM-PCjr, que falamos (mal) a respeito dele no longínquo episódio 13, e mais recentemente, quando falamos do Tandy 1000, no episódio 140.

Vamos à ficha técnica desse dito cujo:

  • Processador NEC V20 CPU @ 4.77Mhz.
  • Memória: 736 Kb (Kábaites, gente. Kábaites).
  • Uma jrIDE sidecar, com um adaptador IDE e memória ali localizados.
  • Um SSD SATA de 240GB ligados num adaptador IDE-SATA.
  • Um adaptador Ethernet para porta paralela, feito pela Xircom, modelo PE3-10BT.
  • Sistema operacional? O IBM PC DOS 5.02. Nah, gente, Linux é muito muderno!
  • Um servidor Web para DOS, o mTCP HTTPServ (que eu nunca tinha ouvido falar).

E dizer procês… Se vocês gostam de RetroPCs, visitem o site. Tem muita coisa legal lá apresentada, sobre como usar redes sem fio, adaptador de rede, informações sobre a Bernoulli Box (e eu que achava que só eu lembrava desse treco), mouses óticos nos anos 1980… Muito legal!

Ele não é o recordista de tempo, até onde sei. O recorde de uptime (uma fissura de todo sysadmin que eu conheço, começando por mim) é de um servidor Netware (aí Juan, Netware!) que ficou exatos 6.030 dias, 5 horas, 21 minutos e 19 segundos em atividade. Já poupo suas contas, são mais de 16 anos. O recorde, segundo esta matéria do site Adrenaline, é, sem sombra de dúvida, o computador a bordo da sonda espacial Voyager-1, que em 2023 tem 48 anos de funcionamento ininterrupto e está prestes a chegar a 49 anos.

Resta saber se ele adquirirá consciência própria e voltar até a Terra, atrás do seu criador

Elapsed time:      2665:44:35

Sim, a diferença entre o que vocês leram no início desse breve artigo e essa marcação de tempo acima é o tempo que eu investi escrevendo. E o servidor ainda está lá, ligado!

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.