Arquivo mensais:junho 2020

GayBlade

Algo para comemorar e também relembrar a data de hoje, o Dia Mundial do Orgulho LGBTI.

Faz algum tempo que comentamos aqui sobre a recuperação do primeiro jogo LGBT que se tem notícia, o Caper in the Castro (1989), mas acontece que no começo deste ano foi a vez de GayBlade¹ (1992), jogo que se considerava perdido, ser recuperado e disponibilizado no Internet Archive².

GayBlade é um RPG desenvolvido por Ryan Best em 1992 e nele a imperatriz Nelda, foi sequestrada pelas forças da homofobia e é mantida cativa nas profundezas de um antigo e escuro labirinto povoado por televangelistas, caipiras, neonazistas e outras criaturas reacionárias. Sua missão, na companhia de um heroico grupo de  drags, queers, lésbicas  e outras/outros é resgatar sua amada imperatriz e devolvê-la ao castelo GayKeep.

(¹) Sim, o jogo cita o fato de ser o primeiro com temática LGBT mas eram um tempo pré-Internet e o autor não conhecia Caper in the Castro.

(²) Mais precisamente a versão 2.0 para computadores rodando Windows 3.1 e fornecida pelo próprio autor.

(Jason Scott no Twitter)

Repórter Retro 060

O Seu Repórter Retro

Bem-vindos à edição 060 do Repórter Retro.

Links do podcast

Música de fundo

Músicas sortidas

Ouvindo este episódio offline

Baixe o ZIP, descompacte e ouça com seu tocador de música preferido.

Onde este episódio (e todo o Retrocomputaria) está disponível

Os episódios do Repórter Retro estão, como todo o conteúdo do Retrocomputaria, em muitos lugares: Spotify, YouTube, Google Podcasts, Apple Podcasts, Deezer e, usando nosso feed RSS, qualquer programa para escutar podcasts.

Seu comentário é o nosso salário

Não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.

Live sobre jogos clássicos de microcomputadores amanhã!

Acessível neste link. (Ou clique na imagem aí do lado.) RetroSC informa:

Nesta quinta-feira, 25/06, a partir das 21:00, Eduardo Loos, membro do RetroSC participará de uma live do canal WarpZone, juntamente com mais 5 pessoas, para uma conversa sobre jogos antigos de computadores pessoais, nos anos 80 e 90. Prestigie!!!!

(Via)

Apple, ARM e desktops: juntos desde 1987, ou 1990, ou talvez 1997

Hoje essa Apple que está aí, que fabrica espertofones que já nascem velhos e PCs que já nascem velhos – apesar de muita gente jurar que não, no que evidentemente estão errados – tem um evento para programadores que, segundo a especulação da imprensa especializada em fofocas tecnológicas, anunciará que botará no mercado um Macintosh com chip ARM.

Não vamos entrar no fato que, caso se confirme, esta é a quarta mudança de chips do Macintosh, e que desses quatro chips só um nos interessa aqui, que são os 68000; só queríamos avisar aos que chegaram ontem nessas bandas que:

Acorn Archimedes A310 rodando RISC OS 2. Original no Chris's Acorns
Acorn Archimedes A310 rodando RISC OS 2. Original no Chris’s Acorns
Acorn Archimedes A4. Original no Chris's Acorns.
Acorn Archimedes A4. Original no Chris’s Acorns.
  • Em 1997, a Apple lançou seu, até agora, único laptop com ARM; o eMate 300 não rodava System, mas sim Newton OS, e era voltado para o mercado educacional, mas em termos visuais não podia estar mais longe dos PDAs Newton.
Apple eMate 300, fotografado por Ryan Schultz e disponível na Wikimedia
Apple eMate 300, fotografado por Ryan Schultz e disponível na Wikimedia

Para terminar, em uma prova que o mundo não dá voltas, mas sim capota, retiramos esta passagem da matéria que linkamos lá na frente sobre a formação da ARM Holdings. Novembro de 1990, observem:

Imagem do dia: O que acontece quando um publicitário toma chá de fita cassete.

Apareceu no grupo Retrocomputers do Facebook e eu simplesmente tive que compartilhar. Não tenho mais contexto que isto, minhas buscas não descobriram em que revista saiu nem quando. O estilo dos envolvidos indica meio dos anos 80. Se eu tivesse que chutar um ano, diria 1984 (com um erro de 3 anos para mais ou para menos). Clique na imagem para ampliar.

E o Amazônia será relançado. Uau.

Por essa, nem eu esperava. A Bitnamic Software anunciou para o dia 19 de julho de 2020 (um domingo) um evento para o relançamento, com toda a pompa e circunstância, de um dos jogos seminais do que conhecemos como jogos made in Brazil: Amazônia, do mestre Renato Degiovani.

Continue lendo E o Amazônia será relançado. Uau.

Retrohitz 196 – 45 minutos de chiptunes

http://www.retropolis.com.br/wp-content/uploads/2013/02/retrohitz_vitrine_570x190.png

Este é o episódio 196 do Retrohitz.

Neste episódio

45 minutos de chiptunes. Só isso. Curte a música.

Outras formas de ouvir

Não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.

Laserbirds, o primeiro jogo inédito da Bitnamic Software!

Não se sabe a origem dos Ornitóides. O que se sabe é que esses animais, de quantidade incontável, beligerância e poluição radioativa tornaram a convivência com o nosso ecossistema (e com os habitantes do nosso planeta) algo impraticável. E são aves que atiram raios laser (tá no nome, né?).

Então, antes que eles exterminem toda a vida na Terra, é preciso contra-atacar. Pegue o seu canhão e abata uns pássaros esquisitos para salvar a raça humana (e o planeta Terra) da extinção.

Continue lendo Laserbirds, o primeiro jogo inédito da Bitnamic Software!

Em Busca dos Tesouros, em relançamento.

O primeiro projeto da Bitnamic Software foi o relançamento do Em Busca dos Tesouros, feito para o ZX-81. No ano de 2019, eles promoveram um relançamento do jogo, com a presença do autor, Tadeu Curinga da Silva.

O relançamento ocorreu no Brasil e na Europa, (começando por Portugal). O EBdT foi vendido em uma edição vintage de luxo em fita cassete, com vários aprimoramentos incluindo efeitos sonoros, versão em inglês compatível com computadores britânicos e outras surpresas. As modificações técnicas foram feitas por Kelly Murta, com base no caderno com o código-fonte original. A nova trilha sonora foi composta pelo português Pedro Pimenta.

Continue lendo Em Busca dos Tesouros, em relançamento.

Bitnamic Software – Brasil e Portugal produzindo software!

A Bitnamic Software é uma softhouse luso-brasileira cujo propósito é lançar novos jogos para micros clássicos, mas também relançar alguns clássicos de produção nacional. A empreitada do lado de cá do Atlântico está sendo capitaneada pelo nosso chapa Marcus Garrett (quem mais, né?), e eles estão com alguns projetos bem interessantes em andamento. Ao longo dos próximos dias iremos falar desses projetos. Por enquanto , se você quiser se adiantar, vá no site da Bitnamic Software e siga-os nas redes sociais.