Caper in the Castro

Casper in the Castro é um jogo de mistério de assassinato/quebra-cabeças escrito por C. M. Ralph no ano de 1989 e que, de acordo com o que foi apurado, é o primeiro jogo de computador com temática gay e lésbica. Nele você é a mundialmente conhecida detetive particular lésbica Tracker McDyke que ao investigar o sequestro da drag queen Tessy LaFemme, acaba esbarrando em algo maior e ainda mais traiçoeiro.

Além da referência direta ao bairro gay da cidade São Francisco e do  trocadilho com os nomes das personagens o jogo tem ainda diversas piadas internas da comunidade LGBT, foi escrito pela autora em seu tempo livre utilizando o Hypercard. Foi originalmente distribuído como um “Charity Ware”, ou seja, ao baixar o programa você era convidado a fazer uma doação a uma organização de apoio a vítimas da AIDS a sua escolha.

O jogo contou com uma versão comercial (e heterossexual) chamada Murder on the Main Street, com um detetive procurando uma modelo sequestrada e sem todas as referências e citações da versão original.

E claro, graças ao Internet Archive é possível jogar tanto Caper in the Castro como também Murder on the Main Street diretamente no seu navegador web!

( LGBTQ Videogame archive )

 

Sobre Giovanni Nunes

Giovanni Nunes (anteriormente conhecido como “O Quinto Elemento”) é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, responsável pela identidade visual de todas as facetas do nosso Império Midiático.

0 pensou em “Caper in the Castro