Um MSX com 2 MSX-Audio? Sim, é isso mesmo.

Recentemente, numa venda de alguns itens, um holandês ofereceu-me uma Music Module. como essa aí da foto. Para quem não conhece, a Module é um cartucho (dos bem grandes), feito pela Philips (código NMS-1205). Ela segue (mais ou menos) o padrão MSX Audio (não tem a BIOS e tem apenas 32 Kb de Sample RAM), e usa um chip Yamaha Y8950 (OPLL) para geração de som. Tem gravação por ADPCM, 2 conectores MIDI (MIDI IN e MIDI OUT) e entrada para teclado musical (acho que os teclados da Yamaha, como o YK-10, servem). Na ROM tem uns softwares que ninguém usa… O que todos nós queremos é fazer ela tocar.

Mas eu já tenho uma Module, veio naquela compra, do Sony e do Goldstar. Até aí, nada. Só que essa em especial tem uma chave em cima. E você vai se perguntar por que da chave? Bem, essa chave é um interruptor para o controle de E/S da interface. Na prática, permite que você tenha 2 Music Modules no mesmo MSX, sem conflito algum. Ou seja, seria possível usar 1 MSX com 2 Music Modules simultaneamente, e arrancar um som daqueles com as duas peças.

Então, eu mesmo fiz isso. O software usado é o SME3, da Xelasoft, e executei várias músicas. Uma das coisas bacanas do SME3 é que ele pode executar música combinando mais de um chip de som: PSG, FM, MSX-Audio, SCC… Só não tem suporte a OPL4. O resto… Ele funciona.

Então, como essa Module tem destino sabido, resolvi fazer um vídeo antes de entregá-la ao seu dono. Logo, liguei ambas as Modules no meu T-R, e saimos tocando músicas de uma forma… Interessante.

Os vídeos estão aí embaixo. Era para ser um vídeo só, mas como sou uma ameba editando vídeo, subi 2 vídeos, e não tem edição. No primeiro está quase tudo. No segundo, apenas uma música que faz uso de 2 SCCs, 1 PSG, 2 FM e 2 MSX-Audio, e que uns 8, 9 minutos… Foi até a bateria da câmera arriar.


Dispensável dizer que eu desmontei a Module mexida e fotografei a todinha? Então, querendo por uma chave na sua, é só visitar esse link aqui para ver como foi feito, e se é possível reproduzir.

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

0 pensou em “Um MSX com 2 MSX-Audio? Sim, é isso mesmo.

    1. Elias, foi uma gambiarra das doidas. Usei os alto-falantes de um segundo monitor para tocar também. Se tudo caísse numa mesa de som, seria muito melhor. Mas dá para ter uma noção.

      Ah, esqueci de dizer, o ruído que é ouvido no fundo… É do T-R. Sim, ele é um micro ruidoso, não era a melhor escolha, mas… Fui pela facilidade.