Nem só de hardware vive a comunidade MSXzeira brasileira. Ainda bem.

Ontem falamos da minha loucura de arrancar som com 2 MSX-Audio num MSX, fora FM, PSG e SCC. E hoje vamos falar do projeto do PopolonY2K, o Pop!Art MSX Player.

Todo mundo conhece o PopolonY2K pelo seu ótimo blog, sobre desenvolvimento para MSX. Ele tem trabalhado muito em ferramentas de disco, e tem documentado muita informação a respeito da interface IDE.

Mas agora, num momento Monty Python, ele resolveu fazer um player de música. Sim, é o Pop!Art MSX Player. Ele é um player de arquivos VGM (Video Game Music), o mesmo formato aceito por diversos players de música no PC em diversos sistemas operacionais, como o VLC (Multiplataforma), Audacious (Linux), plugins para o Microsoft Media Player, dentre outros, sendo que esse formato foi inicialmente popularizado pelo Winamp.

O parsing e o processamento do formato VGM foi feito pelo PopolonY2K, e o Pop!Art do MSX suporta todas as versões! Ele ainda não tem suporte a arquivos VGM compactados (7z format) mas é possível que tenha no futuro.

O Pop!Art roda em qualquer MSX, desde MSX1, e toca PSG (AY-3-8910), FM-PAC – MSX Music (YM2413), SCC, MSX-Audio e agora OPL4.

Abaixo temos uma sequência de vídeos mostrando a evolução do player:

Suporte a PSG:

Sim, a música do segundo vídeo é do Goonies.

Suporte a MSX-Music (FM):

Sonyc, que tal?

Suporte a OPLL (MSX-Audio);

Suporte a SCC:

Salamander!

Suporte a OPL4:

Sonyc de novo.

Fantástico, não? O que virá depois disso? Não sei, mas não duvide se vier alguma coisa bizarra, como… 2 MSX-Audio simultaneamente.

Nossos kudos ao PopolonY2K, e que venham novos desenvolvedores!

0 pensou em “Nem só de hardware vive a comunidade MSXzeira brasileira. Ainda bem.

  1. Fantantico. Soh nao foi mencionado que o projeto eh feito em Turbo Pascal e que o codigo eh opensource

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.