Preste atenção nesta tela. Ela foi gerada num TRS-80 Model III (versão brasileira: Herbert Richers CP-500 ou CP-300). Aqueles que conhecem essa arquitetura podem estar intrigados com os contornos da figura — eles não deveriam ser bem mais toscos e pixelados?
O truque que George Phillips aplicou para conseguir uma resolução vertical de 192 pixels é, resumindo, acompanhar por software o retraço horizontal do vídeo e, a cada linha, colocar caracteres diferentes nas posições correspondentes da memória de vídeo. Por sua natureza, esse truque não funciona para melhorar a resolução horizontal, o que nos deixa com uma resolução efetiva de 128×192. Ou seja, pixels de proporção mais ou menos 2×1.
Curioso por mais detalhes técnicos? Clique aqui. Com vontade de baixar o programa para testar no seu CP-500? Clique aqui (instruções aqui).
O John Linville usou um truque “parecido” no Fahrfall para conseguir aquele modo híbrido de texto e gráficos de 9 cores no TRS-80 Color — http://fahrfall.blogspot.com.br/2012/01/timing-cycle-budget.html — e, aliás, o George Phillips tem uma série de brincadeiras com alta resolução nos TRS-80.
É um truque parecido com o HAM do Amiga.
No TK-85 nao eh assim que se faz a falsa hires ?
Nos ZX-81 é algo como mudar os padrões do que está sendo desenhado, como redefinir os caracteres do MSX.
Parecido com aquele modo 160×100 16 cores da CGA, mas este não usa a CPU, já que o gerador de vídeo da CGA dá suporte para caracteres com 8×2 pixels.
http://www.deathshadow.com/images/pakuMenu.png
http://cristiannicolae.com/wp-content/uploads/2014/02/16c_000-300×187.png
Falando em CGA, olha o tamanico dessa aqui:
http://cristiannicolae.com/wp-content/uploads/2014/02/m_41209_1-1024×576.jpg
Eu tive uma placa CGA que tinha saida pra impressora.