Como tirar resolução gráfica de onde ela não existe

Preste atenção nesta tela. Ela foi gerada num TRS-80 Model III (versão brasileira: Herbert Richers CP-500 ou CP-300). Aqueles que conhecem essa arquitetura podem estar intrigados com os contornos da figura — eles não deveriam ser bem mais toscos e pixelados?

pacjoke

O truque que George Phillips aplicou para conseguir uma resolução vertical de 192 pixels é, resumindo, acompanhar por software o retraço horizontal do vídeo e, a cada linha, colocar caracteres diferentes nas posições correspondentes da memória de vídeo. Por sua natureza, esse truque não funciona para melhorar a resolução horizontal, o que nos deixa com uma resolução efetiva de 128×192. Ou seja, pixels de proporção mais ou menos 2×1.

Curioso por mais detalhes técnicos? Clique aqui. Com vontade de baixar o programa para testar no seu CP-500? Clique aqui (instruções aqui).

(Grupo TRS-80 no Yahoo!Groups)

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.

0 pensou em “Como tirar resolução gráfica de onde ela não existe

    1. Nos ZX-81 é algo como mudar os padrões do que está sendo desenhado, como redefinir os caracteres do MSX.