Episódio 127 – Acorn 32 bits – Parte A

Bem-vindos à Parte A do Episódio 127 do podcast de Retrópolis!

Sobre o episódio

A linha de computadores de 32 bits da Acorn é conhecida por ser a origem dos chips ARM, dominantes atualmente na computação, mas neste episódio vemos o que tem além dos chips nesta linha que ficou restrita à Inglaterra.

Sobre esta parte

Falamos de como a Acorn – agora subsidiária da Olivetti –  se meteu num buraco que só conseguiria sair com uma nova arquitetura, com uma CPU de 32 bits – o ARM – e vários integrados de apoio, e um novo sistema operacional – o RISC OS – para uma nova linha de micros.

Links desta parte do episódio
Antes de sair…

Os episódios do Retrohitz estão, como todo o conteúdo do Retrocomputaria, em muitos lugares: Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, Deezer e, usando nosso feed RSS, qualquer programa para escutar podcasts. Ou então, se você é dazantiga que nem a gente, pode baixar o MP3 deste episódio clicando neste link para escutar mais tarde.

Além disso, não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

5 pensou em “Episódio 127 – Acorn 32 bits – Parte A

  1. Excelente episódio. Compartilho a mesma opinião a respeito do modelo de negocio dos processadores ARM, ou seja foi algo que acabou acontecendo, ao invés de ser fruto da visão de algum iluminado.
    Tal título cabe, contudo, a R/S Wilson pela brilhante maneira com que criou o conjunto de instruções do processador. Ter praticamente todas as instruções atreladas aos flags do processador (em vez de apenas os saltos) tem suas razões técnicas, mas nao deixa de ser uma solução genial!

  2. Estou usando e adorando o RiscOS no meu Raspberry Pi 400. A combinação dos 2 deixa tudo com cara retro. Só de apertar o F12 e aparecer um interpretador basic é muito nostálgico.

    Ele os programas de 26 bit por emulação fora que a comunidade fez o Port de Chuckie Egg dos BBC 8bit para ele.

  3. Episódio ‘-1’ falando de micro sem microcódigos em sua CPU improvisada, que foi construída pra imitar um emulador… Na época “stack machines” ECL/STTL também eram bem mais rápidas que CISC, só o pessoal não sentiu necessidade marketeira pra 32 bits, embora pudessem adicionar mais “slice” quando necessário.

  4. uai como posso fazer pra baixar o mp3 do episódio?

Os comentários estão fechados.