Episódio 101 – Workstations – Parte A

retrocomputaria_vitrine_570x190

Bem-vindos ao episódio 101 do Retrocomputaria.

Sobre o episódio

Quando as workstations dominavam o mundo.

Nesta parte do episódio

Iniciamos no alvorecer dos anos 60, com os primeiros experimentos com computadores que alguém podia puxar uma cadeira e trabalhar na frente dele interativamente, passamos pelas máquinas LISP até chegar nas workstations em si.

Fazemos uma definição e uma pequena taxonomia das workstations, além da “computação 3M”; passeamos por Apollo Computer, DEC (sim, e aí tem DECstation, VAXstation e Alpha AXP) e Sun Microsystems.

Links do podcast

Música de fundo

Piadinhas em geral e… bom, este não é um podcast sobre estações musicais de trabalho.

Outras formas de ouvir

Não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

10 pensou em “Episódio 101 – Workstations – Parte A

  1. Gostei bastante do episódio. Cheguei a ver uma estação Apollo durante um estágio na Telemig Celular em 1994. Lá também havia uma estação SUN, mas não me lembro o modelo. Estas estações eram usadas para rodar simulações de propagação de sinal de telefone celular.
    Tomara a segunda parte vá ao ar logo, pois a primeira terminou de forma abrup

  2. Ótimo episódio, só o ponto de corto para a próxima parte ficou estranha mas vamos esperar o restante. Eu tenho uma SunBlade 1500 que comprei do Pacman e depois deu uma incrementada. Ultimamente ela anda adormecida aqui no mar de retro-trecos mas vai voltar a ativa quando me mudar para uma casa maior. Quem tinha ou ainda tem a SunFire era o próprio Pacman, mas como ele disse que iria fazer uma faxina, não sei se anda tem a danada lá. Tenho também uma SunRay 170 que quando comprei, achei que era somente um monitor multiscan mas depois descobri que era uma estação de trabalho que conecta na SunBlade, só que sem o cartão de acesso da Sun, não serve para nada… 🙁

  3. Só se é uma gozação, mas essa de “não recomendável para menores de 10 anos” é hilárico.
    Como se existisse ALGUM fundamento essa tal “classificação etária”.

    1. Poderia aproveitar e fazer classificação em binário!

  4. Quando trabalhava no INCa tínhamos uma estação SUN Ultra1 (aquela com os drives na lateral) e monitor CRT gigante (acho que 20″ ou 21″) rodando Solaris para acessar e monitorar os servidores Unix/Linux/Solaris. Era interessante ver a SUN com menos de 200MHz performar melhor que os dois Pentium 4 com mais de 1GHz e Win2000 que nós usávamos na produção.

    PS.: Tem algo que acontece com esse podcast que ele quebra a linha de tempo no reprodutor que eu uso (AntennaPod no Android). Se adiantar ou retroceder muito ele começa a tocar o início do podcast, mas mantendo a posição no contador. Até pensei ser por conta do tamanho, mas outros podcasts bem maiores tocam sem problema e eu posso avançar e retroceder no arquivo sem apresentar esse problema. É muito estranho.

    PS.2: [OFF] Acho que vocês já publicaram algo sobre isso: https://twitter.com/deliciousgames/status/1180686504554827778?s=20

Os comentários estão fechados.