Bem-vindos ao episódio 104 do Retrocomputaria.
Sobre o episódio
Chegou dezembro, chegou nosso episódio de jogos! E usamos serra elétrica, metralhadora, lança-foguetes, BFG 9000 e BOLINHAS DE GUDE para contar um pouco sobre jogos de tiro em primeira pessoa.
Nesta parte do episódio
Vamos aos anos 70 para contar a gênese do First Person Shooter. Passamos por computadores, terminais, e armas de todos os tipos até chegar em Wolfenstein 3D e DOOM.
Links do podcast
- Sobre 3D Monster Maze
- Steve Colley conta o início de Maze War
- Maze War em puro JavaScript
- Screenshots de Spasim e de vários outros jogos do PLATO
- Sobre MIDI Maze e seu nome para consoles japoneses Faceball 2000
- Lembram quando falamos de Wolfenstein 3D? E quando falamos do Wolfenstein 3D para Apple IIgs? (tem essa magia negra aqui)
- Sobre Super 3D Noah’s Ark
- Lembram quando falamos de DOOM? Lembram quando fizemos um episódio sobre DOOM? Nem foi há tanto tempo assim, né?
Música de fundo
Tiro, porrada e bomba.
Outras formas de ouvir
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O Lúcifer (meu gato) fez a mesma coisa que eu fiz no episódio 28: se convidou a participar do podcast na cara dura.
Como disse nos comentários dos episódios do Wolf3D e do Doom, amo esse gênero de jogo. Muito legal de saber como tudo começou, mesmo sabendo que tudo começou no modo texto, que ainda não me aventurei. Seria legal se tivesse um port do Wolf3D para MSX heim! 😛
Para deixar o Juan mais chateado ainda, além de ter tirado foto com o John Romero e pego autografo na revista da WarpZone, eu também peguei autografo dele no Wolf3D do Super Famicom.
Doom Eternal, só será lançado dia 20/03/2020 e esta vai ser a grande aposta do Google Stadia, mas como bom jogador de FPS, eu vou comprar pela loja da Bethesda para jogar no PC no velho estilo mouse/teclado.
O livro que citei, o que cita o Super Noah’s Ark 3D, é o Bible Adventures, escrito por Gabe Durham, editado pela Boss Fight Books e que pode ser adquirido aqui : https://bossfightbooks.com/products/bible-adventures-by-gabe-durham
Me auto respondendo também, o joguinho de cavernas citado é o Crystal Mines, uma espécie de Bolder Dash que emprestou a mecânica para diversos jogos da Wisdom Tree com a troca do robô por um personagem do Velho Testamento (“Exodus: Journey to the Promised Land” e “Joshua & the Battle of Jericho”), um Zelda-like (“Spiritual Warfare”) ou mesmo jogo de tabuleiro (“Bible Buffet”). O curioso do Crystal Mines foi o único título da Color Dreams a se tornar licenciado da Nintendo anos depois com uma versão para Nintendo DS (baseada no Crystal Mines II do Lynx).