Episódio 72 – Ásia – Parte A

retrocomputaria_vitrine_570x190

Sobre o episódio

Já falamos do Japão, mas também houve muita retrocomputação no Extremo Oriente, no subcontinente indiano e no Oriente Médio. Este episódio dá uma volta pela Rota da Seda retrocomputacional.

Nesta parte do episódio

Iniciamos nossa caminhada por Hong Kong, viajamos para Taiwan, desembarcamos na China e chegamos na Coreia do Sul.

Ficha técnica:

  • Número do episódio: 72
  • Participantes: Ricardo, João, Cesar, Giovanni e Juan
  • Duração aproximada: 61 minutos
  • Músicas de fundo: Músicas que nos remetem a artes marciais
  • Download em ZIP

URLs do podcast:

Não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “Episódio 72 – Ásia – Parte A

  1. O SPC-1000 realmente é um pouco misterioso sobre de onde veio. Na verdade acho que não é nem um PC-6001 e nem um MZ-80, mas que foi um caminho “do meio” inspirado nesses dois computadores. Sabe, uma cópia “melhorada”, estilo o SPC-1500, que não é um Sharp X1, mas é quase. Para portar do programas do X1 para o SPC-1500 precisa praticamente só mudar as rotinas de manipulação de teclado.

    Mas uma coisa legal no SPC-1000 e SPC-1500 é que os dois tem adaptadores de MSX!!! Na falta de um adaptador tem dois diferentes para cada modelo. O primeiro adaptador tem só o VDP, e precisa de jogos adaptados para rodar nele. O segundo tem o VDP e uma MSX-BIOS modificada, então vários jogos que usam as rotinas da BIOS podem ser executados sem modificação nenhuma.

    Já no caso do Fenner SPC-800 ser diferente do Samsung SPC-800; acredito que seja porque tem dois modelos de placa do SPC-800, o Fenner é baseado no segundo modelo, mais simplificado. Provavelmente esse é o motivo da traseira dos dois ser diferente.