TurboForth para TI-99

Você sabe o que é Forth? De acordo com a Wikipédia:

Forth é uma linguagem de programação procedural baseada em pilhas de dados, com sintaxe em Notação polonesa inversa (RPN) e com os comandos organizados em uma lista extensível chamada de dicionário. Os comandos são chamados de “palavras”. A partir do dicionário básico, são criados outros comandos.

Forth foi “descoberta” por Charles H. Moore (“Chuck” Moore) no final dos anos 1960, (…) é apropriada para sistemas embutidos, e se caracteriza por ser extremamente compacta. Pode ser considerada como linguagem interpretada e compilada ao mesmo tempo. A interpretação/compilação pode ser feita através de bytecode ou código de máquina.

Nos micros clássicos somente o Jupiter Ace saiu de fábrica com uma versão de Forth ao invés de um bom e velho dialeto de BASIC. Quem quisesse Forth teria de arrumar uma versão em fita cassete, cartucho e/ou disco! O próprio TI-99 4/A teve seu interpretador/compilador da linguagem mas, pelo que entendi, você precisava de um hardware adicional para usá-lo.

Isto até o surgimento do TurboForth, projeto de Mark Wills de um interpretador (ou compilador?) de Forth escrito totalmente em assembler de TMS9900 (uau!) e que além de várias facilidades para acesso do hardware do TI (do sintetizador de voz até o modo de 80 colunas do F18A!) ainda inclui um Editor (sim, com E maiúsculo!) para os programas. Implementa a especificação F83 da linguagem, suporta aritmética de 32-bit (tanto números inteiros como ponto flutuante), expansões de RAM e arquivos com tamanho de até 1MiB (pelo que entendi é um conceito de “bloco” que se parece bastante com um overlay) e… sabe, assistam a vídeo em que o autor explica o que tem:

E se depois você ficar animado pode baixar o programa (ele precisa da expansão de 32KiB de RAM do TI-99) e começar a aprender com os tutoriais. Há até um jogo escrito totalmente em TurboForth disponível.

Sobre Giovanni Nunes

Giovanni Nunes (anteriormente conhecido como “O Quinto Elemento”) é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, responsável pela identidade visual de todas as facetas do nosso Império Midiático.

0 pensou em “TurboForth para TI-99