Rise From Your Grave: Rode o UNIX original (de 1972) no seu PC!

O código original foi recuperado de uma versão impressa, e vários utilitários foram resgatados de fitas da DEC. O resultado está disponível no Google Code!

Para executar, você precisa rodar um emulador de PDP-11. (O README dá um link para um, o SIMH.) Lembrando, a primeira versão do UNIX não era em C e portanto não era portável. Ele foi feito na Linguagem dos Fortes — o Assembler:

UnixSource(Alexandre Keledjian via G+)

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.

0 pensou em “Rise From Your Grave: Rode o UNIX original (de 1972) no seu PC!

  1. Um detalhe é que “version 1” é o nome deste “release”. A verdadeira primeira versão não tinha nome e foi escrita em assembler do PDP-7 (a “version 1” é em assembler do PDP-11). A “version 6” foi o primeiro Unix a se espalhar pelas universidades e foi a base de muitos clones. Com a “version 7” se encerrou esta fase do projeto e a versão seguinte foi lançada pelo lado comercial da AT&T com o nome “System III”. Depois disso veio o “System V Release 1”, “System V Release 2” e assim por diante (como a Apple enroscou no “Mac OS X”).

    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/77/Unix_history-simple.svg

    1. É que o pessoal da Apple só sabe contar, em números romanos, até 10! 🙂