Retrocomputação iugoslava no 29C3.

Amanhã, no 29C3, em Berlim, ocorrerá uma palestra, intitulada The ultimate Galaksija talkTudo o que você queria saber sobre um microcomputador iugoslavo que é um meio-termo entre um TRS-80 e um ZX-80, mas não tinha a quem perguntar.

Ficou com dúvidas? Explicamos aí embaixo:

  1. O Chaos Computer Club (CCC) é uma das mais seminais e maiores organizações hackers do mundo (mais de 1500 membros registrado). Foram fundados em 1981 e são alemães, mas tem representações em vários outros países. Conhecidos por vários eventos, desde a violação do sistema bancário alemão, passando pelo primeiro caso de ciber-espionagem em 1989, ou a quebra de segurança dos controles ActiveX (1996), tecnologia GSM (1998), ou as impressões digitais do Ministro do Interior alemão (2008). Tem também o projeto Blinkenlights, feito por eles para comemorar os 20 anos do grupo.
  2. O 29C3 é o 29o encontro promovido pelo CCC, e sempre ocorre na última semana do ano. Em 2012, será entre 26 e 30 de dezembro de 2012, e tornou-se um evento tradicional entre a comunidade de segurança da informação.
  3. A Iugoslávia… Ah, vocês lembram do que era a Iugoslávia. Se não lembra… Clica aqui e vai na Wikipédia ler.
  4. O Galaksija é um microcomputador feito na antiga Iugoslávia, em 1983, na base do “faça-você-mesmo” (ei, a Apple começou assim!), e posteriormente podia ser comprado já montado. Usa fitas cassete para armazenamento, tem um interpretador BASIC, e até agora o Juan Castro não quis comprar um. Acho que é porque ele não conhecia… E é claro, as pessoas em torno desse computador obscuro montaram uma empresa, extremamente popular nos anos 1980 nos Balcãs.
  5. Finalmente, mantendo a tradição de terem palestras retrocomputacionais nos eventos do CCC, essa palestra trata da empresa iugoslava, do período histórico, do computador em si, e tudo mais. Alguém tem uma passagem aí para Berlim?

E, para a grande maioria de nós, que não iremos, resta aguardar o vídeo da palestra, que o CCC sempre libera. E sim, falaremos no Galaksija no nosso futuro episódio sobre o Leste Europeu.

 

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

0 pensou em “Retrocomputação iugoslava no 29C3.

  1. Duas palestras bastante interessantes, disponíveis em vídeo e oriundas de edições anteriores da CCC são “Reverse Engineering the MOS 6502 CPU”, de 2010, e “The Ultimate Commodore 64 Talk”, de 2008, e ambas do Michael Steil. E onde é que se pode assisti-las? Usem o Google, já dei dicas mais que suficientes… 🙂