Colecionadores e compras online… Algumas dicas úteis para começar.

Procurar itens relacionados a retrocomputação em leilões e sites especializados online é por si só, uma arte. Dedicarei um ou mais posts ao Japão, para falar dos serviços de freighters (atravessadores). Por enquanto, iremos falar de leilões no Ocidente. Mas antes, vamos falar de algumas regras de conduta nossa que são úteis para qualquer situação.

  1. O eBay tem a facilidade de salvar as suas buscas. Isso é uma ajuda muito grande! Eu, por exemplo, tenho salvo buscas do que me interessa em eBays de vários países. Quanto ao MercadoLivre, ele tem o MercadoAlerta, que te envia um email quando itens relacionados à sua busca aparecem. Pessoalmente não uso essa opção, pois meu interesse é bem limitado (MSX), e não tem aparecido quase nada de interessante por lá.
  2. Ninguém tem obrigação de falar o mesmo idioma que o seu. Logo, falar com sites de leilão em língua estrangeira pode ter o entrave do idioma. Nessas horas que o Google Translator ajuda. Passei por essa experiência recentemente, e o espanhol disse que meu espanhol (o idioma) era mais sólido que o português dele… Bem, acabamos falando em inglês mesmo.
  3. Ainda sobre idiomas, para navegar no site, podemos fazer uso de algumas coisas, como:
    • O Google Translator pode traduzir a página para você, num português quebrado, mas ainda entendível. Eu sempre faço isso tendo uma aba com a página original, e outra aba com a página traduzida.
    • Aplicativos para dispositivos móveis (tablets e smartphones) são uma boa opção. Os aplicativos do MercadoLivre e do eBay são muito bons, enviando alertas de leilões fechando, permitindo buscas em vários países, e ele ainda funciona todo em um idioma apenas: O seu. Acredite, fazer buscas no eBay alemão pode ser muito complicado.
    • A última opção é usar o Google Chrome, navegador do grande G, ou seus derivados, como o Chromium, que é a versão em código aberto do browser cromado citado acima. Eles te dão a opção de sempre traduzir para outro idioma a página na qual você está navegando. Logo, ele sempre traduz para português (se assim você quiser), o que economiza coisas como na 1a etapa. Mas lembre-se que o Chrome consome muita memória e recursos da máquina. Logo, se você tem 50 abas abertas, se prepare para um slowdown naquele seu micro com processador de 32 núcleos.
  4. Verifique se o vendedor envia para fora do seu país. Parece ilógico, mas tem gente que não quer ter trabalho de postar o item para fora do seu país. E convenhamos, não é tão simples como embrulhar e mandar por PAC. Começa pelo custo, que é muito alto. E ainda tem todo o trâmite de envio, etc e tal. Normalmente, uma encomenda contendo um micro da Europa para o Brasil sai no mínimo a 20 euros (em moeda atual e arredondada, 55 reais). Sem contar a Receita Federal, mas dela falo depois.

Então feito isto, o próximo post começamos a futucar nos leilões, e começaremos por perto: América Latina. Até lá!

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.