O fim da era de Lotus

A IBM vai aposentar a marca Lotus, com isso terminando uma história de 31 anos, cujas principais estrelas são o Lotus 1-2-3 – talvez o primeiro grande motivo para as pessoas migrarem para o IBM PC – e o Lotus Notes – ainda hoje uma força no mercado de groupware.

E tenho certeza que alguém aqui usou outros produtos da empresa fundada por Mitch Kapor.

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “O fim da era de Lotus

  1. Quando eu trabalhava na Netwyse, um cliente nosso usava cc:Mail. Era… esquisito. Como todo sistema de e-mail pré-Internet.

    1. Eu lembro do Pegasus Mail, era gratuito e rodava em DOS (apesar de ter uma versão para Windows). Pior que o bicho ainda existe, inclusive na versão em modo texto!

  2. Clientes de e-mail são soluções interessantes se você quer ler e-mail numa conexão SSH, apenas. Mas depois do protocolo IMAP e da popularização do webmail… Confesso q deixei o mutt de lado.

  3. Estava esquecendo de comentar…
    Eu n usei o Lotus 1-2-3, nem lembro se usei algum produto específico da Lotus. Mas meu pai usou muito um programinha de cliparts fornecido pela Lotus, e era um usuário contumaz (falei bonito, não?) do Ami Pro.

    O Ami Pro, na verdade foi comprado pela Lotus, era da Sanma Corp.. Mas na estatal onde ele trabalhava (Furnas), o Ami Pro foi amplamente utilizado, e c/ vantagens sobre o produto da Pequena Mole (O “Palavra”). Aliás, até há pouco tempo ele falava da flexibilidade do Ami Pro em usar imagens inseridas dentro de texto, coisa que o Uôrdi demorou MUITO a ter (e eu acho que ainda não atingiu esse nível).

    Lembro das crises da compra da Lotus pela IBM, e da gritaria, da cultura do moletom azul (Lotus) sendo engolida pelo terno-e-gravata-e-esticador de meias (IBM). E dos sufocos que tive com o Notes funcionando em cima de servidores Linux, da esquisitice q ele é… Farewell, Lotus. Meus votos que a IBM transforme o Notes em algo melhor e + adequado p/ os tempos atuais. E tome Sametime.

    1. Ah é, esqueci de comentar… parece que a IBM está matando a marca “Lotus” e passará a usar o “Domino” no lugar.

    2. Quero que o Notes MORRA. Não basta ele deixar de existir, precisa deixar de ter existido. Software idiota que só serve pra atrapalhar e tornar as coisas simples complicadas.