A saga do Omega MSX Computer parte 13: A fonte de alimentação.

Momento das orações.

Antes de tudo, a foto que eu fiquei devendo no outro post. Lembra que eu contei, que pedi ajuda a um amigo para resolver a barbeiragem que eu fiz no conector do teclado do Omega? Então, essa é uma foto do momento (trágico) ao qual eu o submeti. Como sempre falo, “o amigo é aquele que a gente bota na roubada, porque o inimigo a gente não quer nem de perto“. Marcos, mais uma vez meu muito obrigado.

O grupo MSXMakers é de origem espanhola, que segundo eles mesmos, “amam eletrônica retro e livre“. Logo, eles são um grupo de usuários que montam projetos e divulgam-os. Entre os projetos desse grupo, temos um cartucho MSX EEPROM 64 Kb, um TSXduino MEGA ou até uma ObsoNET. E, como fuçadores que são, o Omega é um dos seus objetos de estudo. A seção deles sobre o Omega é bem grande, e com alguns itens bem interessantes.

Entre os itens interessantes criados pelo grupo MSXMakers para o Omega estão uma placa com FM e o registro F4 e uma Expansão de memória, de 4 Mb, a o4Mega. E, apesar do meu espanhol ser horrível (Mi Cueca-Cuela no está helada), eles são bem claros nas suas descrições, e no pior, o Google Translator ajuda.

Ao mesmo tempo, eu estava pensando no gabinete para o meu Omega, e conforme vocês já leram (espero eu que sim), eu decidi fazer o gabinete em acrílico. Não era a minha primeira escolha, mas a facilidade e o custo mais baixo pesaram a favor. E eu queria dar uma incrementada no meu bichinho: Logo, a placa com a expansão do FM era uma opção bem interessante, apesar de que o sanduíche de placas só faria o gabinete aumentar de altura (aguardem para breve as histórias do gabinete), as mudanças no projeto, etc e tal.

Só que, para o FM funcionar a contento, seria necessário ter +5V, +12V e -12V. Vale lembrar que um MSX (inclusive o Omega) funciona normalmente apenas com +5V. Mas as outras tensões são necessárias para garantir que outros circuitos funcionem apropriadamente, como por exemplo, o circuito de FM. Então, eu precisaria colocar essas 3 tensões na placa.

Olhei pro conector KKzão (eta nome horrível) e pensei em fazer algo ali, colocar um rabicho bem curto, montar um conector DIN fêmea, pegar uma fonte de um roteador da Cisco (ADP-30RB) que eu tenho aqui e colocar um conector DIN macho. Aí eu teria uma fonte do lado de fora do gabinete que entregaria as tensões certinhas. Só que montar esse DIN na traseira do Omega me pareceu algo complicado. Quer dizer, quando eu cortasse o acrílico (e acredite, eu cortei muitas vezes), eu teria que cortar um pouco maior o buraco para por um DIN, colocar ali um conector num espaço bem apertado… Em resumo, seria bem complicado.

Placa da fonte versão 1.6b.
Placa da fonte v. 1.6b (MSXMakers).

A outra alternativa era colocar uma placa para fazer a ampliação da fonte, que o MSXMakers criou. Se você ficou interessado, então eu te sugiro clicar na imagem acima, para ver tudo com mais detalhes. Esta placa é bem simples, com algumas curiosidades e conectores:

  • A versão dela é a 1.6b. Outras versões tem algumas variações, a minha é a 1.5. Mas não vi mudança perceptível, tirando a cor – a minha é azul, aliás como todo o meu Omega.
  • O SW1 é o interruptor para ligar e desligar a fonte, que usa 3 pinos. Mas numa festa da solda no fim do ano, montamos uma ligação direta e usamos 2 pinos para ligar. Mesmo assim, eu ainda cometi uma bobeada, usei um fio muito grande pro interruptor… E o micro não ligava. Me assustei, mas (dessa vez) não fiquei apavorado. Fui testar, usei um pedaço de fio curto e ele ligava. A questão é que o fio para o interruptor era tão grande que não ligava! A perda de tensão era tamanha que não ligava o micro. Agora, quando usei um pedaço de fio para dar a partida, funcionou muito bem. Sim, pode rir do meu erro, eu deixo. Troquei para um fio bem mais curto.
  • O J2 é um conector para fornecer + 5V para áudio. Ele é útil para quem quiser colocar alto-falantes dentro do Omega. Assim, é desnecessário ligar o micro numa fonte externa de áudio sempre que quiser usar. Cheguei a pensar em colocar isso, mas aí eu teria que:
    • Ter uma maneira de desligar essa saída quando quisesse;
    • Seria mais coisa dentro do gabinete;
    • Provavelmente o áudio não seria bom.

Logo, deixei esse conector livre, nem usei.

  • O J3 é um conector para fornecer +5V para vídeo. Ele seria necessário para alimentar uma placa do tipo GBS-8220 interna. Tem alguns usuários que colocam dentro do seu Omega uma placa dessas e um conector VGA na traseira. Logo, você pode usar seu MSX em qualquer monitor novo. Mas como a minha intenção era colocar o Omega no menor gabinete que eu pudesse colocar (novamente, falo mais do gabinete em breve), não daria para por uma GBS ali dentro. Então, nem soldei conectores neles.
  • O conector J4 é para ligar um drive de disquetes. Também há aqueles que colocam drives ou emuladores de drive dentro dos seus Omega. E eu? Bem, eu repito o que eu disse há algum tempo atrás, num grupo de WhatsApp sobre MSX: “Eu já até pensei em trocar disk-drives de alguns dos meus MSX para por emuladores de drive no lugar. Aí eu lembrei que eu não gosto de drive de disquetes, gosto mesmo de HD. E desisti da ideia“.
  • Já o J5 era importantíssimo, pois alimentaria placa de som FM. Logo, eu teria que colocar fios que saíssem dali, passassem por metade da placa (eita) e alimentassem o circuito de FM (que eu falo depois, não nesse post). Dispensável dizer que eu peguei alguns conectores de gabinetes de PC para o painel frontal (como esses aí do lado) , cortei, soldei e emendei. Usei macarrão termorretrátil, soldei direitinho… Ficou um conector fora, pois eu precisava de 3 fios e graças aos conectores, eu tinha 4. Quebrou um galho por um tempo, até que um amigo (o mesmo que me vendeu a placa da fonte e a do FM) me disse: “Faz favor e coloca algo melhor aí no lugar, vai!” Não é uma boa pedida discutir com professor no âmbito daquilo que ele conhece. E como ele é professor de Física e técnico em eletrônica… Comprei posteriormente alguns cabos jumpers de 30 cm (porque os de 20 cm não deram) e montei de forma a ficar mais “bonitinho”.
  • No J8, vai a fileira de conectores que encaixa na placa-mãe do Omega. No “5V Only” entra um conector do tipo barril, P4 e centro positivo, para alimentar o micro.
  • Ainda há alguns componentes, como diodos… E os fusíveis rearmáveis. Aliás, foi um sufoco conseguir informação a respeito desses fusíveis, porque cada loja que vende, dá um nome diferente para o item: Fusível rearmável, fusível relocável, fusível apenas… No final das contas acabei comprando nessa loja na AliExpress, e esses fusíveis tem tamanhos e intensidades de corrente distintas: 50 mA, 500 mA, 750 mA, 1,1 A… Naquela planilha da montagem do Omega, tem os links lá na AliExpress para comprar. O chato é que você acabará comprando vários para usar alguns desses, apenas. Se você quiser comprar, tenho sobrando…
  • Eu imagino que você já deve estar se perguntando sobre como fazer a “subida” de tensão, se entra apenas +5V no micro. Bem, para isso tem um conector, J6, aonde você deve soldar uma barra de conectores e encaixar um módulo DC-DC. E qual módulo? Bem, de cabeça eu não lembro (quem me forneceu o módulo foi o mesmo que me vendeu as placas), mas na AliExpress tem para comprar, de tudo que é tipo, cor, sabor e orientação ideológica. Esse módulo recebe os 5V e envia +12V e -12V para o resto da placa. Os fusíveis protegem cada parte, e o resto dos componentes fazem o meio de campo.
Foto da montagem da placa da fonte no Omega.
Montagem da placa da fonte no Omega. (MSXMakers).

E a montagem? Bem, soldar nem foi o complicado. Demorou um tanto para receber os fusíveis, os conectores eu tive que adaptar… Aliás, depois da besteira que fiz no conector de teclado (que vocês viram ali em cima), passei a tomar muito mais cuidado com o processo de dessoldagem. E tive sucesso, tanto que o conector J5 foi soldado e dessoldado mais de uma vez até que eu coloquei uma barra de terminais virada a 90 graus e assim está.

Tive que dessoldar o conector barril da placa-mãe (bateu um medo), montar essa placa, encaixá-la lá e colocar a fonte… Que a essa altura era uma fonte de 5V e 2A. O micro nem ligou, e eu pensei que fosse algum problema. Conversa com um, conversa com outro… E o micro fez uma excursão até a casa de um amigo, novamente. A fonte da Cisco que eu tinha montado… Ele arrumou uns erros que eu cometi. Logo, o micro ligava e o problema era da fonte. Quanto à fonte de 2A, o problema é que não tinha intensidade de corrente o bastante para que o micro iniciasse. A sugestão foi usar uma fonte de 5V e mais intensidade de corrente, tipo 2 ou até 3A.

Mas o maior problema é fazer caber no gabinete: Mexe nos fusíveis, puxa pra cá, empurra pra lá… Tudo para caber corretamente, sem apertos, como vocês podem ver na foto aí embaixo (clique nela para ver em melhor resolução). O cabo do botão liga-desliga está menor, e eu queria usar conectores, de forma que, se fosse necessário, eu poderia remover do gabinete. Naquele SW1 eu já tinha soldado uma barra de pinos mesmo…

No conector J5, usei a barra de terminais virados a 90 graus para diminuir o percurso dos cabos, e note os fusíveis pequenos. Os dois menores, embaixo da placa (coloquei lá para poder colocar os conectores pra placa do FM) estão bem abertos. Se fossem pernas de um artista marcial, eles estariam fazendo um espacate. O fusível de cima está localizado na posição certa para não atrapalhar na montagem do gabinete.

Detalhe da placa da fonte.
Detalhe da placa da fonte.

No final das contas, acabei usando uma fonte que é quase uma usina de força, de 5V e 5A. Sim, CINCO AMPÈRES. Isso tudo. Mas isso eu explico quando falar da placa de FM, que será… O próximo post da saga. Não perca!

PS: Fotos novas… Bem, eu já subi mais fotos pro álbum, entre elas a placa do FM, começando a ser montada. Tenho mais fotos para mostrar, mas não será agora. Aguardemmmm!

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

3 pensou em “A saga do Omega MSX Computer parte 13: A fonte de alimentação.

  1. Mi Omega MSX funciona con una fuente de 5V y 2A incluso con floppy drive.
    Creo que tu problema es con el cable del interruptor o su conector demasiado delgado.
    Para que la alimentación tenga la potencia suficiente necesitas que todos los cables del circuito sean gruesos, todos los conectores ofrezcan mucha superficie de contacto y la longitud de los cables no sea innecesariamente larga.
    Siempre que puedas soldar el cable será mejor que utilizar un conector.
    Yo utilizo un conector de regleta acodado (que tiene un tornillo en la cabeza) los cables que inserto en este son gruesos y están estañados, van soldados directamente al interruptor. Los interruptores pequeños te darán problemas pronto, mejor un interruptor que soporte 6A.
    Si corrigiendo todo eso aun no vale la fuente de 2A suelda un cable en lugar del fusible para asegurar que no es un problema con los fusibles.
    Normalmente utilizo una fuente de alimentación de 6A porque genera menos ruido en el video y el sonido.

  2. Já pensou em vender os direitos desta saga para a Netflix?
    Daria uma série com vááárias temporadas 🤑🤣

Os comentários estão fechados.