Tudo, ou quase tudo, sobre os IBM 51xx

Procurando informação técnica sobre seu IBM 51xx ou clone correlato mas meio desanimado em ficar caçando a documentação por aí? Então visite minuszerodegree.net e aprecie a coleção de documentação que inclui o manual de equipamentos, periféricos, manuais técnicos etc.

( foto que ilustra este post de autoria de Ruben de RijckeCC BY 3.0 )

Sobre Giovanni Nunes

Giovanni Nunes (anteriormente conhecido como “O Quinto Elemento”) é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, responsável pela identidade visual de todas as facetas do nosso Império Midiático.

0 pensou em “Tudo, ou quase tudo, sobre os IBM 51xx

  1. Alguém sabe se chegou a ser fabricado por aqui algum clone do IBM PS2, aquela tentativa da IBM de minar o mercado de “AT compatíveis” com uma arquitetura fechada e exclusiva da Big Blue (PS2)?

    1. Clone do PS/2 não, mas tenho quase certeza que tivemos máquinas MicroChannel por aqui.

      1. César, suponho que esse barramento microchannel tenha sido a característica principal que definia e diferenciava o PS2 do universo de clones padrão AT. Sabe me dizer se era apenas uma questão de diferença (física) no padrão dos conectores (que poderia ser contornada com adaptadores) ou os barramentos (sinais de endereço, dados, IRQ’s, etc) também seguiam padrões distintos? Utilizavam circuitos integrados customizados e exclusivos da IBM? obrigado pela informação 🙂

          1. Giovanni, taí um tema que poderia render um bom podcast: Apostas de grandes fabricantes de computadores que acabaram em fiascos comerciais (IBM PS2, NeXT, etc.) 🙂