AdrianBlack botou as mãos em um cartucho com um analisador de espectro de áudio para o CoCo – e fez um vídeo. Bom, é só isso mesmo.
Arquivo mensais:maio 2018
Repórter Retro 037
Este podcast é dedicado a Rick Dickinson.
Bem-vindos à edição 37 do Repórter Retro.
Links do podcast
- 40 anos do Call A.P.P.L.E, o grupo de usuários Apple há mais tempo por aí
- Danjovic nos avisa que deixamos passar batido que o Casio PV-16 foi um dos vencedores do concurso “Repairs you can print”
- Os escritos de Clive Sinclair, o outro autor
- Um PDP-11 Mini-ITX
- Um Epson PX-8 nas BBS de 2018
- O que aconteceu com os primeiros computadores do Quênia?
- Um Arduino que ganhou um upgrade: core memory
- Pinos “alternativos” para a case do C64
- Pioneer LaserActive CLD-A100
- Nem só de Shockwave 2 vive a Tecnobytes, mas também de enviar Powergraph Light
- O Vitrola MSX chegou ao número 40, e encerrou as atividades
- Depois da tempestade, a bonança: o Spectrum Next montado vai mesmo começar a chegar aos compradores no inverno do Hemisfério Sul (verão do lado de lá)
- FRS não é Will Grigg mas também está ON FIRE:
- Nosso ouvinte Humberto criou dois proxies bem interessantes:
- Tabajara reparando o infame defeito do M1721A
Música de fundo
Músicas sortidas
Outras formas de ouvir
Não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.
Podcast: Play in new window | Download
Assine: RSS
Aquecimento para a RetroRio: T – 1 dia e contando!
Muito bem, amigos do Retrocomputaria, amanhã começa a RetroRio. Serão 3 dias onde micreiros oldskool irão mostrar suas máquinas bacanudas e o que pode ser feito com elas. Eu, em particular, vou continuar na minha vibe de 2018: Rede, rede e rede. E se der, um vídeo aqui, um áudio ali…
Tudo o que pudemos fazer para a divulgação foi feito. Já fizemos reserva de mesas para quem solicitou pelo formulário, já temos a lista de participantes que estarão presentes (maioria é MSXzeiro, que ironia…), e esperamos ver, não só você que nos lê por lá, mas também muita gente que tem interesse nessas máquinas de fazer doidos.
Nosso Instagram estará a toda. Se tivermos tempo (vai ser difícil), vamos fazer também postagens e vídeos do evento, publicando imediatamente no nosso canal no YouTube, apesar de que, vocês sabem, nosso forte é áudio.
Então, até amanhã! E que seja uma excelente RetroRio para todos nós!
MSX Music Wiki
Confuso com todas as opções a respeito de músicas no MSX? Formatos, players, trackers, compiladores do formato MML, chips de som? Não sabe o que fazer? Seus problemas acabaram!
Do mesmo autor da wiki sobre o HITECH-C, uma wiki falando sobre tudo relacionado a música no MSX. É um trabalho lento, mas já muito completo. Altamente recomendado para todos os MSXzeiros que quiserem tocar música nos seus micros.
E se você tiver vontade de se aventurar em ajudá-lo, já saiba que não existe material sobre o formato VGM no MSX, por exemplo. E clique aqui para ler (em inglês – ainda bem, poderia ser em japonês).
Atari 2600 e 7800 no GNOME.
Afinal, o que o ambiente de trabalho GNOME, amplamente usado em sistemas GNU/Linux, tem a ver com retrocomputação? Apenas que a partir da versão 3.22, o pacote Gnome Games tem suporte a títulos do Atari 2600 e do Atari 7800. Não é preciso ter mais o Stella instalado, basta ter as ROMs. Bacana, não?
Fonte: Linuxbuzz.
Do PowerPoint para… O MSX.
E aí você vai num encontro de retrocomputação, prepara uma palestra, faz uma apresentação… E se pergunta: Não daria para eu usar um micro clássico para fazer a apresentação? Afinal, nada mais retro (e legal) do que pegar o seu micro clássico, ligar no datashow e… Usá-lo para fazer a sua apresentação.
Pois é, o Carlos Milán Figueredo (SysOp do BBS da HispaMSX) fez isso, e compartilhou com todo sobre como ele fez. Vale muito a leitura.
Fonte: Twitter do próprio.
Aquecimento para a RetroRio: T – 6 dias e contando.
Prezados, nesse terceiro post de esquenta para a RetroRio, vamos agora falar um pouco sobre como você pode nos ajudar a divulgar esse encontro. Falado nisso, você já fez sua inscrição? Se você vai levar um micro, pedimos que você preencha esse formulário, para termos maiores informações, e termos pelo menos uma mesa disponível para você.
Continue lendo Aquecimento para a RetroRio: T – 6 dias e contando.
Lembra do Tomy Pyuuta? Então, que tal fazer uns cartuchos pra ele?
O Tomy Pyuuta é uma máquina singular. Um computador feito pela gigante japoensa dos brinquedos Tomy, com VDP igual ao MSX 1 e citado em alguns episódios nossos. Já não era conhecido no Japão, imagina no Brasil… Mas o nome rende inúmeras piadas.
Então, alguém foi além do trocadilho infame e redigiu uma documentação explicando como fazer cartuchos para o Pyuuta. Se o seu japonês está afiado (ou o japonês do Google Translator), vá lá e mande ver.
Fonte: Usuário Kumokosi, no Twitter.
Um compilador BASIC para… Mega-Drive?
Apesar de que nosso assunto não seja videogame, BASIC faz parte do nosso cabedal, então se você tem curiosidade em programar em BASIC para esse famoso e querido videogame da Sega, o BasiEgaXorz é a solução.
Um link no qual você jamais deverá clicar…
E um colecionador resolveu vender a sua coleção. Infelizmente, isso é comum, por vários motivos: crise financeira pessoal, falta de espaço, família (esposa inclusa) reclamando (e com razão)…
Mas esse leilões são oportunidades também para novos e antigos colecionadores incrementarem suas respectivas coleções. E asim a lusitana roda.
Esse leilão ocorrerá no dia 31 de maio (primeiro dia da RetroRio 2018, semana que vem!), na cidade de Edison, Nova Jersey, EUA. E são mais de 5000 itens. Sim, CINCO MIL.