Repórter Retro Nº 006

O Seu Repórter Retro

Bem-vindos a mais uma edição do Repórter Retro.

Ficha técnica:

URLs do podcast:

Não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.

0 pensou em “Repórter Retro Nº 006

  1. No minuto 39 quando falam do Samuel Klein, há outras coincidências entre o Tramiel e o Klein.
    Além de Klein também ser judeu, ele também era polonês, também era sobrevivente de um campo de concentração, e também fabricou (ao menos parte de) suas mercadorias, pois Klein era o dono da fábrica de móveis Bartira, cujos móveis sempre aparecem nos catálogos de ofertas da Casas Bahia.

    1. Bartira e Casas Bahia fazem parte do mesmo grupo empresarial, estes foram absorvidos pelo grupo Pão de Açúcar, após a fusão dos dois grupos. Me parece que a família Klein, após a morte do Samuel, está brigando na justiça para dissolver essa fusão, estão alegando queda dos lucro nas vendas.

  2. Mais um ótimo podcast pessoal. Prometo que dessa vez não vou escrever muito, tento conter os dedos mas sabe como são os programadores né…

    Acho ótimo essas comemorações sobre grandes celebridades da tecnologia, pena que por aqui as mesmas passam em branco ou alguns hackerspaces fazem no máximo um levantamento de copo. As escolas e instituições de ensino deveriam incentivar mais as pessoas a pensarem, tornar nosso povo mais inteligente! Infelizmente, o nosso próprio governo não quer isso, “Pátria Educadora” onde se já cortaram mais de 30% da verba destinada a educação. Uma vergonha e falta de respeito com o próprio povo.

    O Amiga 2000 se aposentou com honra, mas com atualizações, poderia se manter firme e forte na tarefa que lhe foi destinada, mas entendo que deva ser algo relacionado a consumo de energia, um hardware dedicado deve consumir bem menos que um computador. Em tempo, nosso camarada Rudolf conseguiu um kit de automação para o MSX! E ainda dizem que Arduino e ARM é coisa nova…

    Esse maluco do Thick Ethernet conseguiu reviver uma rede que já estava quase extinta, montei muita rede coaxial para a saudosa Novell 3.12 (onde sou certificado), só não cheguei a ver rede Token Ring.

    Esse pinball “Galactic Dimensions” é um sonho! Tenho vontade de montar um, mas não desse tamanho. A bola deve fazer um bom estrago se pular do tabuleiro.

    Estou me tornando fã da Quinn, ela realmente manda muito bem nos projetos, isso me inspira em fazer alguns para MSX, só me falta tempo $$$$.

    Essa máquina de escrever ficou bem engraçada, me parece aqueles projetos de robôs que tocam violão. Premio Steampunk do mês para o Chris.

    DOOM em Assembler? Piração total! Se o pessoal pegasse pesado, poderia fazer um sistema operacional todo em Assembly para o Raspberry, ficaria animal. Vamos ver se o povo do MenuetOS (http://www.menuetos.net) se empolgam e façam uma versão para ARM. Enquanto isso não acontece, fico na esperança que esse “DOOMbler” seja disponibilizado para download, dei uma procurada e não achei nada, talvez não está disponível por causa de copyright, tanto da iD Software quanto do próprio Raspberry. De acordo com o site da plaquinha, parte do hardware tem especificações fechadas e o firmware (drivers) não é aberto! Mesmo assim, já deixe o link do curso de Assembly para ARM guardado para uma fuçada futura.

    Do DK já deixei meu comentário lá no post.

    A edição da imagem no MSX feita pelo Giovanni é bem legal, não tem algum software que já faça isso? Me lembro vagamente que a Philips ter feito algo.

    Parabéns ao cagão do mês! Telejogo é tudo de bom, ainda mais um bem feito como esses, já tive um mas era montada da SuperKit, infelizmente não esta mais entre nós.

    Adorei o link do Game & Watch, dá para matar a saudades desse joguinhos. A Cristina tem alguns em casa, mesmo assim ela pirou o cabeção com o site.

    E João, obrigado pelas dicas, talvez compre um console, mas a caça ainda continua!