Quem te viu, quem te vê… o primeiro VIC-20 era assim:

(Clique para ampliar)

Prototipo VIC-20 John FeaganJohn Feagan, veterano da Commodore (1977-1984, programador sênior e depois diretor) enviou esta foto para Marty Goldberg (sim, o autor de Atari Inc.: Business Is {Fun|War}) e disse o seguinte:

A história do desenvolvimento do VIC-20 foi reescrita pelos não-participantes — mas eu tenho as fotos. Aqui está o legítimo, criado no Centro de Desenvolvimento Avançado Moorepark em San Jose, Califórnia, em julho de 1980. Foi preciso mais um ano de engenharia de produto e um lançamento no Japão antes que ele chegasse aos EUA. Minha esposa traduziu o Manual do Usuário do japonês para o inglês.

Não sabemos se este protótipo está em poder de Mr. Feagan ou se ele sequer ainda existe. O teclado estilo PET não chega a ser surpresa, mas o interessante é o gabinete menor e mais leve e o teclado numérico.

(Grupo Commodore 64/128 no FB)

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.

0 pensou em “Quem te viu, quem te vê… o primeiro VIC-20 era assim:

  1. O tecladinho de calculadora do PET, felizmente alguém pensou em algo mais parecido com um computador (o breadbox é quase uma adaptação da caixa do TRS-80).