Para começar: DATA-GEAR!

https://i0.wp.com/velesoft.speccy.cz/data-gear/datagear-l-photo0.jpg?resize=500%2C437

De forma simples, rápida e rasteira a DATA-GEAR é uma interface DMA para computadores baseados em Z80! Ou seja, com ela um Amstrad CPC, Coleco Adam, Galaksija, MC-1000, MicroBee, MSX, TRS-80, MSX, ZX-81, ZX Spectrum ou qualquer outro computador baseado no icônico microprocessador da Zilog, passa a transferir linearmente blocos de até 64KiB de memória para memória, de memória para porta de E/S, de porta de E/S para memória e, claro, de uma porta de E/S para (outra, obvio né?) porta de E/S com uma taxa de transferência de até 886.350 bytes por segundo!

https://i0.wp.com/velesoft.speccy.cz/data-gear/datagear-l-photo3.jpg?resize=512%2C384

E tudo sem a necessidade de alterar o equipamento, apenas substituir o Z80 pela interface — claro, na foto o componente com etiqueta é parte integrante de uma outra coisa. A DATA-GEAR é um projeto da VELESOFT, baseada e compatível com a MB02+, e na página deles está toda a documentação necessária (diagramas, equações da GAL, exemplos de código, jogos adaptados etc) para você fazer a sua — se fizer uma me avise que eu também quero, fiquei curioso de ver como ficou o “DMA Elite” (a versão de Elite do ZX-Spectrum adaptado para esta interface).

Aliás, lembram daquele vídeo do SAM Coupé? Aquilo é a DATA-GEAR em ação!

Sobre Giovanni Nunes

Giovanni Nunes (anteriormente conhecido como “O Quinto Elemento”) é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, responsável pela identidade visual de todas as facetas do nosso Império Midiático.

0 pensou em “Para começar: DATA-GEAR!

      1. ISSO! Essa mesmo. Agora, permita-me deslocar-me uma longa distância no condimento à base de óleo e ovos:

        Que tal botar as duas coisas numa mesma placa?

          1. Aí já tem quase um computador completo… botando, digamos, uma RS-232, nem precisa mais um micro clássico hospedeiro!

          2. Mas a ZXMMC usa o Z80 do micro, o que ele faz é só um piggyback na placa, aliás a própria DATA-GEAR poderia ser adaptada para pegar a sinalização que precisa do cartucho do MSX e assim poder ser usada no Turbo R ou nos modelos com MSX Engine!

  1. Série: Coisas que deveriam ter sido feitas nos micros clássicos.

    Este é o tipo de item para se levar para o passado.

    1. Uma boa pergunta. Os vídeos no formato EVA tocados em uma Mega-SCSI batiam no gargalo da comunicação do VDP e ficavam em 12fps. Arrendondando feio vamos dizer que dá uns 16Kb por quadro (há a faixa de som) e a 12 deles por segundo ficamos com 196.608 bytes por segundo em um MSX turbo R — Mas é claro que no TR não daria pra usar este brinquedo, a não ser em formato de cartucho mas aí ele ficaria limitado aos 3,5MHz ao invés dos 7MHz em que se encontra o barramento.