Astrododge, um jogo novo para Colecovision.

Astrododge-AComo vocês sabem, não somos afeitos a falar de videogames, mas abrimos exceções vez por outra. Nesse caso, este é um jogo novo para Colecovision, e que pode ser portado sem grandes dificuldades para outras plataformas parecidas (como o MSX). O texto é do Marcus Garrett, com algumas adaptações nossas.

Então, segue o texto!

 

AstrododgeCartridgeRecebi o “Astrododge”, novo jogo para ColecoVision do Revival Studios, uma softhouse da Holanda. Não coleciono mais software, mas apoio a iniciativa, então, para que jogos novos continuem aparecendo, compro um de vez em quando.

O acabamento da caixa, do cartucho e do manual é muito bom, praticamente no nível da OpCode Games. Pena só que o manual seja em P&B. O case do cartucho é novo, nada de coisas reaproveitadas. O label é muito bonito, brilhante e lembra os originais no design.

O jogo em si é simples, mas bem divertido e desafiador. Você deve manobrar a sua nave em meio a uma chuva de asteróides, evitando a colisão, é claro, e devendo coletar prêmios especiais na forma de esferas coloridas. A mecânica do jogo, em resumo é: sobreviva pelo maior tempo possível.

Talvez o que haja de mais divertido: ao término de cada partida, você recebe um código que, uma vez carregado no site da empresa, exibe o respectivo high score. Neste momento, por exemplo, estou em quarto lugar (e joguei mal pra burro). Vejam clicando aqui.

Eu gostei, especialmente, da movimentação dos asteróides, as animações são bem legais. O movimento da nave também é interessante, pois ela, mesmo quando se solta o controle, ainda se move um pouquinho devido à inércia. É bem difícil controlar. Algo de que a gente, de cara, sente falta é disparar. Sua nave não dispara lasers nem mísseis. Outro detalhe legal: é possível jogar com o controle do Coleco “de lado”, ou seja, como se fosse um joypad; pode-se escolher essa opção logo antes do início da partida (na verdade, você a escolhe por omissão).

Ia esquecendo: é possível jogar em duas pessoas simultaneamente em um “battle mode”, deve ser muito divertido.

Gravei estes vídeos agora para demonstrar o jogo. Perdoem-me, pois, além de ser difícil, eu sou muito ruim! A qualidade dos vídeos deixa a desejar, mas dá para ter uma ideia.

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

0 pensou em “Astrododge, um jogo novo para Colecovision.