Retrocomputação com dois dígitos!

https://i0.wp.com/www.obsolyte.com/images/title4.gif?resize=509%2C227

Especialmente destinada aos que acham que retrocomputação é coisa de computador de 8-bits e programação em BASIC! Ela também pode ser de 16-bit ou 32-bit e ser baseada em UNIX (que diga-se de passagem já é quarentão)! Sejam bem vindos ao Obsolyte – “onde o antigo é elyte!


Sítio criado pelo techrat e até 2010 funcionava numa brava e valente SPARCstation IPX com Linux (depois de mais de uma década de bons serviços prestados o HD morreu e o servidor foi migrado para um “intel compatível”). Lá você vai encontrar documentação e material sobre estações de trabalho da DEC, NeXT, Silicon Graphics e Sun. Além de fotos e mais fotos dos itens da coleção de computadores do techrat  (ele também tem máquinas de 8-bit, não se preocupem!) e da outra obsessão dele, a Volkswagen Vanagon T3 (descendente direta da nossa boa e velha kombi).

Sobre Giovanni Nunes

Giovanni Nunes (anteriormente conhecido como “O Quinto Elemento”) é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, responsável pela identidade visual de todas as facetas do nosso Império Midiático.

0 pensou em “Retrocomputação com dois dígitos!

  1. Muito legal mesmo.

    Trabalhei com algumas destas estações Unix, em particular Sun e HP.

    Cheguei também a utilizar uma SGI, mas não lembro qual.

    Hoje é tudo Intel….

  2. Na faculdade eu usei algumas SparcStations e também uma Silicon Graphics O² (uma das última MIPS antes de virar x86), também. O desempenho da O² foi uma tremenda decepção, apesar de custar dez vezes mais ela levava uma surra de um PC da mesma época com uma placa de vídeo FireGL.