Na última segunda-feira, dia 3 de junho de 2013, tivemos o aniversário de 30 anos de estreia do filme WarGames (Jogos de Guerra) nos cinemas estadunidenses. Explicando melhor, fazem trinta anos que um hacker adolescente viciado em Galaga e que só procurava acessar uns joguinhos novos para brincar no seu IMSAI 8080, acidentalmente acessou o WOPR, um supercomputador militar instalado dentro do N.O.R.A.D.e, por pouco, quase não ocasiona a terceira (e derradeira) Guerra Mundial. E explicando de um outro jeito… o filme que, se não serviu de empurrão inicial, foi o pontapé que faltava para te arremessar nessa vida de (retro)computeiro!
E como se este post já não tivesse referências suficientes, mais uma, o Hewlett Packard 9845C! Que? Simplesmente o computador onde foi feita a parte gráfica do filme!
Este filme é muito legal.
Ao lado de Tron foi um dos fatores que despertaram meu interesse por computadores!
E “Amores Eletrônicos” e “Jumping Jack Flash” (com a Whoppi Goldberg, esqueci o título em português).
Esse foi O FILME que me fez querer ter um computador =D
Esse filme é muito bom… o tema retratou muito bem sua época, já que a tensão entre as duas superpotências alcançou um patamar jamais visto. E também por que houve um episódio semelhante com o militar russo Stanislav Petrov.
Isso ai cara!
…do qual o mundo só soube depois que a Guerra Fria acabou, porque se soubéssemos antes morreríamos todos do coração. VISH! http://en.wikipedia.org/wiki/Stanislav_Petrov#The_incident
Acreditem, eu só fui ver WarGames depois, inclusive lembro-me da sátira da MAD a respeito. Mas o assunto me interessou e me assustou, afinal, eu fui criança nos anos 1980, sob ameaça da III Guerra Mundial. Mas é um clássico, que merece ser reverenciado. A propósito, olha aqui um IMSAI 8080 à venda…
é WOPR e nao WORP, corrige la no texto 🙂
Consertado! Reflexo condicionado por conta daquele sistema operacional, o OS/2 “worp” 😀