Retr0bright: Eu fiz… e deu certo!

20090306_231807_2Como o título do post explica, eu fiz a receita do retr0bright, e ela deu certo. Então, resolvi passar aqui o passo a passo do que fiz, para ajudar a todos vocês que irão ficar em casa no Carnaval (*) e pensam em aproveitar o sol que estará tinindo no céu (ou não) para tirar o amarelado dos gabinetes dos seus micros clássicos.
Vale dizer, antes de tudo, que eu fiz no meu SVI-738 “mexido”, um MSX da Spectravideo transformado para MSX2, com saída RGB e botão de reset. Lembram que eu falei dele aqui? Pois é… Ele é um daqueles micros cujo gabinete é em plástico ABS “cor de computador”, que amarela com o tempo. Mas como esse micro foi todo mexido, e eu não sou lá muito habilidoso em montagem e desmontagem, tratei de fazer só na tampa de cima. Adoraria fazer na parte de baixo, mas aí eu teria que desmontar o micro todo, e eu tenho um medo danado de fazer besteira (e como vocês já notarão, fiz).
A receita que irei lhes passar não é criação minha, mas uma variação da receita original que nos foi passada pelo amigo Ritcho Sam, do LabRitcho e do AMXProject. Então, vamos ao processo.
Desmontar o micro foi relativamente fácil: 4 parafusos prendiam a tampa de cima, mas o que deu mais trabalho foi soltar o teclado: 8 parafusos prendendo-o na tampa de cima, sendo que um dos parafusos estava colocado embaixo do cabo de dados que liga o teclado ao micro. E para piorar, esse cabo foi preso com cola quente na placa-mãe e no teclado. Logo, tive que fazer uma certa ginástica com alicate de bico para poder tirar o último maldito parafuso. Não teve jeito, 3 fios do flat cable foram partidos, e tive a ajuda mais do que especial do Rogério Belarmino para consertar. Agora está tudo funcionando muito bem, obrigado!

Parafuso removido, a tampa de cima separada e vamos aplicar o produto para limpeza. Segue aqui os ingredientes:

  1. 1294401329125 ml de água.
  2. 1 colher de café de Vanish.
  3. 1 frasco de água oxigenada 40 volumes.
  4. 1 recipiente apropriado.
  5. 1 pincel para aplicação.

Comentários:

  • O copo de água é para ser enchido com 2 cm de água, ou no popular, na altura de um dedo. No meu caso, usei uma embalagem velha de margarina (que povoam minha casa).
  • Pode usar o Vanish específico para roupas brancas, ou o Vanish comum, tanto faz. Usei o que eu tinha em casa, que é esse aí do lado.
  • Usei uma colher descartável, de plástico, para pegar o produto e misturá-lo.
  • O frasco de água oxigenada 40 volumes é facilmente encontrável em qualquer farmácia, e bem barato (menos de R$ 1 o frasco).
  • O irônico é que o pincel que usei para aplicação estava com verniz (acho), e o retr0bright removeu tudo, sem usar thinner ou aguarraz…

Modo de fazer:

  1. Aqueça a água em um microondas, por 30 segundos, em potência máxima.
  2. Ao tirar o recipiente, misture o Vanish, mexendo bem de forma a dissolvê-lo completamente.
  3. Por último, coloque a água oxigenada, misturando bem toda a mistura.

Aplicação e dicas:

Aplique com um pincel sobre as superfícies amareladas. A consistência é levemente cremosa, e escorre. Você deve fazê-lo e deixar ao sol. Aí é que está o pulo do gato (como diz meu pai): Não deixe muito tempo ao sol, fique de olho.

Fiz o serviço em um dia de sol entre nuvens, e achei que seriam algumas horas com a tampa sendo “bronzeada”, com o retr0bright agindo. Ledo engano, acho que em 10 minutos a maior parte do amarelado já tinha sumido! Fique atento porque o que você está usando é química, e que se ficar muito tempo, pode esbodegar a sua peça plástica, empenando-a.

Retirei a tampa, lavei-a com água corrente e sequei-a com um pano seco (do tipo Perfex). Estava excelente! Passei mais retr0bright em alguns pontos mais difíceis, como as entradas de ar do gabinete, algumas manchas mais escuras, e recoloquei no sol. Pouco depois removi novamente, e lavei toda a peça com sabão de coco (que é neutro). Depois sequei com um pano seco (feito Perfex) e deixei à sombra, para terminar a secagem. Aí foi só remontar!

Comentários:

  • Se eu entendi bem, a água oxigenada é que faz a limpeza, mas o Vanish entra como um catalisador e acelerador do processo. Logo, aumentar as dosagens… Eu não sei se é viável. Você pode ler o que foi falado a respeito no site oficial.
  • Atenção para um detalhe importante: Devido à água oxigenada, a mistura fermenta e pode transbordar. Se caiu no piso, só lavar e limpar, não mancha.
  • A receita do retr0bright é excelente para remover manchas em plástico. Mas não remove manchas em pisos e outras superfícies. Como tinha sobrado muita mistura, acabei fazendo uma experiência com manchas de ferrugem que tenho no piso exterior da minha casa, e o resultado foi apenas um leve desbotamento da mancha. E só. Parece que terei que usar Coca-Cola na próxima vez.
  • Outra coisa: Não sei se alguém testou o retr0bright em superfícies que não fossem da cor bege. Logo, se você resolver dar um banho naquele seu Amstrad CPC (cinza chumbo), seu MSX (de várias cores), Spectrum (preto) ou outros… É por sua própria conta e risco.

Bem, é isso. Funciona mesmo, e quer ver o resultado? Olha aí embaixo:

Antes do retr0bright, olha como era. Depois do retr0bright, olha como ficou!
Antes do retr0bright. Que tal, bem amarelado, não? Depois do retr0bright, olha como ficou!

O próximo passo serão os teclados. E o teclado desse Spectravideo e do meu Philips (NMS-8250) serão “trabalhados”. Aliás, os Philips tem a curiosa capacidade de amarelar todas as teclas… Menos a fileira do meio. Vai entender.

(*) Carnaval? Eu vou para Leme, São Paulo. 4o Encontro de usuários de MSX de Leme. Melhor do que aturar as piadas de ver a Mangueira entrando, vizinho bêbado e gente discutindo fantasia como se fosse time de futebol.

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

0 pensou em “Retr0bright: Eu fiz… e deu certo!

  1. Jurcique, Já vi retrobright em um teclado de Suxpert, inclusive as teclas! (tenho quase certeza que foi o Popolon y2k) e ficou ótimo.

  2. Pra mancha de ferrugem e percloreto de ferro, você tem que usar um produto chamado Semorim, tira mancha de ferrugem até de porcelana.

  3. Nunca fiz, mas muita gente que fez diz que o amarelado volta pior depois de alguns meses. Não sei se estão fazendo errado. A fórmula original do retrobright manda usar um pouco de glicerina e lampada ultra violeta, e não luz negra, que produz apenas luz uv no comprimento uva, insuficiente para um clareamento eficaz.