Pois é, durante uma faxina o pai do Jordan Mechner encontrou uma caixa com um monte de “tranqueiras” do filho. Entre elas três disquetes de 3,5″ formatados em ProDOS contendo nada mais, nada menos, que o código fonte original para Apple II (óbvio, né?), do Prince of Persia!
Linus Torvalds, antes de desenvolver seu próprio kernel, foi usuário e programador Sinclair QL. Durante muito tempo esta foi a única ligação entre Linux e 8 bits.
(Sim, eu sei que o QL é uma máquina de 32 bits, mas o barramento externo do 68008 é de 8 bits, então vamos forçar um pouco. Espero que entendam.)
Até que Dimitry Grinberg, velho conhecido da comunidade PalmOS (que, originalmente, usava Motorola Dragonball), resolveu provar que é possível rodar Linux num computador 8 bits. Pegou um ATmega1284p (microcontrolador de 8 bits, rodando a 20MHz, com 16Kb de SRAM e 128Kb de Flash), juntou módulos SDRAM de 30 pinos, um cartão SD e, para emular a necessidade de CPU e MMU de 32 bits do kernel Linux 2.6, escreveu um emulador ARM para o ATmega.
O resultado disso tudo? Uma máquina de 8 bits que roda Linux. Que funciona. Muito lento, é verdade – com uma CPU emulada a 6,5MHz, demora 2 horas pra chegar ao shell e mais 4 horas para bootar toda a instalação Ubuntu – mas funciona. É o “pior Linux do mundo”, como definiu o Hack a Day, mas também um dos mais simples, senão o mais simples.