Errata: A respeito da Zilog, Z80 e afins…

Como somos humanos, isto quer dizer que somos passíveis de erros. E admitir o erro é algo que é obrigatório para nós. E sobre o post anterior, a respeito da Zilog largar a mão do Z80, trazemos novidades.

Antes de tudo, queria agradecer ao amigo Pablo Villalba por ter, numa manhã de domingo, escrito um longo texto trazendo várias explicações, que eu reproduzo aqui, em alguns casos, ipsis literis. Obrigado, Parn.

Sobre encapsulamentos de chips.

Antes de tudo, é necessário diferenciar os diferentes encapsulamentos. Vamos fazer isso com imagens, para ficar mais fácil.

DIP (Dual Inline Package)

DIP é o chip retangular com 2 fileiras de “pernas”, muito usado para diversos tipos de chips. Existem chips que são de montagem through-hole (encaixados nos “buracos” da placa e soldados) ou de montagem de superfície (com aquelas soldas que me dão arrepios).

PLCC (Plastic Leaded Chip Carrier)

O PLCC é um chip de quatro lados com os terminais formando uma letra J – ou seja, são “virados para dentro”. Chips nesse encapsulamento podem ser montados em through hole ou SMD.

QFP (Quad Flat Package)

O QFP é parecido com o PLCC, com a diferença de que os terminais se estendem para os lados, ou seja, são “virados para fora”. Dessa forma, só podem ser usados em montagem de superfície (SMD). Existe uma variação, que é o LQFP (Low profile Quad Flat Package), inclusive o chip aí de cima do exemplo (vejam só, um Z80) tem o encapsulamento LQFP.

Existem outros encapsulamentos (LLC, PGA, BGA, etc), mas para fins de explicação, falaremos apenas desses três.

Sobre lógicas empregadas na fabricação.

NMOS e CMOS são lógicas empregadas na fabricação dos chips. NMOS significa nFET Metal Oxide Silicon, e CMOS significa Complementary Metal Oxide Silicon. Não vou entrar nos detalhes de explicação de como eles são feitos, os links acima apontam para as páginas da Wikipédia, onde as explicações estão muito melhores do que eu jamais poderia fornecer.

Os meus erros.

A Zilog anunciou que seriam descontinuados os chips da família Z84C00, que compreendem chips NMOS, CMOS, em encapsulamentos DIP, PLCC e LQFP.

Na imagem acima, está aí a lista que eu mencionei no post anterior. São 13 números de modelos de chips. Se olharmos no site da Zilog (que parece que foi feito nos anos 1990 e nunca foi atualizado), todos esses códigos correspondem a chips CMOS.

A família Z80 dos chips feitos segundo tecnologia NMOS são os Z8400, sendo os seus números de modelo iniciados com Z08400. Já os Z80 CMOS começam com Z84C00, sendo que seus números de modelo iniciam com Z84C00.

Eu vou deixar o link para vocês acessarem, mas abaixo o Pablo me mandou uma tabela, e eu resolvi colocar aqui:

Part Number     Package     Rating
Z84C0006VEG     PLCC        6MHz
Z84C0006PEG     DIP         6MHz
Z84C0010PEG     DIP         10MHz
Z84C0008AEG     LQFP        8MHz
Z84C0020VEG     PLCC        20MHz
Z84C0008PEG     DIP         8MHz
Z84C0010AEG     LQFP        10MHz
Z84C0008VEG     PLCC        8MHz
Z84C0010VEG     PLCC        10MHz
Z84C0010VEG00TR PLCC?       10MHz?
Z84C0020AEG     LQFP        20MHz
Z84C0020PEG     DIP         20MHz
Z84C0006AEG     LQFP        6MHz

Ou seja, todos os Z80 CMOS, seja em encapsulamento DIP, LQFP ou PLCC, operando nas frequências de 6, 8, 10 ou 12MHz estão sendo descontinuados. São 3 encapsulamentos x 4 velocidades = 12 produtos. Tem um último que aparece na lista do site da Zilog mas não aparece na nota de end of life, o Z84C0000XSO, que não tem descrição no site da Zilog que o diferencie dos outros. E na nota de end of life tem o Z84C0010VEG00TR, que não aparece na lista do site da Zilog, mas pelo número do modelo parece ser uma variante do Z80 CMOS PLCC de 10 MHz.

Os mistérios não resolvidos.

A propósito, no fim disso tudo tentei achar o Z80 NMOS no site da Zilog e simplesmente não achei. Não está listado em lugar nenhum, nem na seção de produtos clássicos. É até difícil de verificar se os DIP já tinham sido descontinuados pelo site da própria Zilog. Na lista dos NMOS aparecem todos como Active. Mas qual a razão de existir uma lista que potencialmente poderia mostrar os produtos como Inactive, se você simplesmente tira eles do site caso saiam de produção? Estranho… E os NMOS não estão no site.

Mas há uma pista, de que a Zilog não vai terminar com todos os Z80 CMOS. Está aí em cima: É o Z84015, que apesar de não ter a letrinha C, é um Z80 CMOS com um monte de outras coisinhas integradas – na prática, um microcontrolador. Então não é o fim absoluto do Z80 CMOS, mesmo de acordo com a própria Zilog. Esse supostamente vai continuar em produção. Ele está disponível em encapsulamento QFP de 100 pinos, com part numbers Z8401506FEG e Z8401510FEG (ou seja, 6MHz e 10MHz).

Conclusões

A conclusão é que a Zilog está encerrando a produção dos Z80 CMOS daquelas famílias listadas lá no início, e tem chips PLCC, DIP e LQFP. Z80 NMOS… Nem aparecem no site.

Quanto a possíveis substitutos… Bem, como eu disse no post anterior: Quando a MOS fechou as portas (já como CSG) em 2001, o 6502 já tinha virado 65c02 (CMOS), passou a ser produzido pela WDC e continua até hoje. E vocês acham que outras empresas não irão produzir o Z80, um processador ainda mais popular do que o 6502?

Espero ter esclarecido meu erro, e trazido mais luz (e mais confusão) à mente de vocês. De nada.

E para fechar, as especificações físicas dos chips: https://www.zilog.com/docs/PS0072.pdf

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

Um comentário em “Errata: A respeito da Zilog, Z80 e afins…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *