Guru meditation… Você sabe a origem?


Se, como nós, você já está há muito tempo nessa quadra da história, já viu essa imagem acima. Ou, se você é nosso ouvinte, já viu ela aparecendo em posts anunciando o atraso do Repórter Retro (aliás, os atrasos ocorrem mais do que a gente gostaria, mas divago). E se você é usuário de Amiga, já deve ter visto, mais vezes do que seria o ideal.

Mas você sabe a origem dessa história? Nem eu sabia, mas um amigo e ouvinte nosso, o Marlos, me contou um dia desses:

[Essa mensagem era] uma zoeira da equipe: Reza a lenda que eles criaram um jogo em que o objetivo era sentar em posição de lótus no joyboard e ficar imóvel, e que faziam isso pra meditar sobre os bugs enquanto desenvolviam o SO (sistema operacional) do Amiga… Aí resolveram colocar no sistema.

Aí eu fui conferir as informações, e fui na Atual Mãe dos Burros, a Wikipédia. Descobri que a Amiga Corporation produzia um controle, chamado Joyboard (esse aí do lado), que era na prática um joystick para ser operado pelos pés. Tem uma certa semelhança com a Wii Balance Board, do Wii. A piada é que o jogo era quem ficaria mais tempo imóvel em cima da joyboard: Se a pessoa se mexesse, veria uma mensagem de erro, do tipo “guru meditation”.

E o Ian Bogost gostou tanto da ideia que fez um jogo de meditação zen para… O Atari 2600. Segundo o próprio autor, o jogo foi concebido para ser jogado sentado de pernas cruzadas sobre o joyboard, embora tenha também um modo que pode ser jogado com um joystick (para quem não tem um joyboard). No modo joyboard, o jogador deve estar completamente imóvel sobre o dispositivo, com as pernas cruzadas, no chão. O iogue, na tela, se levantará lentamente se o jogador estiver posicionado corretamente. Se ele se mover, o iogue cairá e o jogador poderá se reposicionar e tentar novamente sem precisar reiniciar. Depois de permanecer imóvel por tempo suficiente, o iogue começa a flutuar e o cronômetro é acionado.

Segundo o próprio, o recorde é de 20 minutos, atingidos por um aluno dele.

E pra quem não é tão feliz a ponto de ter um Atari 2600, tem uma versão pra iPhone e iPad.

 

Traduzido com a versão gratuita do tradutor – DeepL.com

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

3 pensou em “Guru meditation… Você sabe a origem?

  1. Bacana! São tantas histórias engraçadas e curiosas no desenvolvimento do Amiga que acho que mereceria o título de “o mais zoeiro dos computadores” 🙂

  2. Eu não entendi muito bem a versão do Atari 2600, de ficar sentado em cima do joystick. Mas deixa pra lá, segue o jogo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *