Segunda do Sávio: O Kid Vid Videogame System.

Nosso amigo Marcelo Sávio continua nos brindando com textões sobre consoles desconhecidos, e agora ele nos traz a história do Kid Vid Videogame System.

Em Setembro de 1983, a revista oficial da Coleco – chamada “ColecoVision Experience” – anunciou a chegada do Kid Vid, um videogame falante com jogos voltados ao público infantil.

O idealizador desse artefato foi ninguém menos do que Ralph Baer (1922-2014), engenheiro eletrônico e inventor, considerado o pai dos videogames por ter sido um dos autores da patente que resultou no primeiro videogame da história, em 1972 – o Magnavox Odyssey e abriu caminho para toda uma indústria que segue firme até hoje.

Ralph Baer já tinha trabalhado como consultor externo para a Coleco antes, nos projetos de alguns de seus consoles de primeira geração (Telstar, Arcade e Combat) e quando apresentou a ideia (e o protótipo) do videogame falante, a Coleco embarcou na hora.

A proposta era a de um sistema compatível com o Atari 2600 que combinava um cartucho “Play ’n Learn” com um módulo de voz conectado ao console, tornando os jogos mais acessíveis para o público infantil – que ainda não sabia ler – reforçando habilidades como seguir instruções e coordenação, com foco em diversão guiada por voz.

Na prática isso trouxe sintetização de voz ao Atari 2600, algo que somente os consoles concorrentes da época (Intellivision e Odyssey) ofereciam através de acessórios.

O pacote original conforme concebido pela Coleco incluía um novo console (Kid Vid Videogame System), um tocador de fitas K7 (Kid Vid Voice Module), um cartucho (Smurfs Save the Day) e três fitas cassete com as historinhas.

O crash do mercado de videogames afetou a Coleco e os planos de evolução desse sistema. No ano seguinte, somente mais um jogo foi lançado (The Berenstain Bears, conforme vocês podem ver nas propagandas acima colocadas – se clicar na imagem, é possível vê-las em maior resolução) e nunca mais nenhum outro.

Além disso, a Coleco voltou atrás com a ideia de lançar um console específico desse sistema, que seria uma edição especial do Coleco Gemini. Ela decidiu focar em vender apenas o Kid Voice Module, os cartuchos e as fitas cassete para qualquer console compatível com o Atari 2600. Isto incluia, obviamente, o Coleco Gemini, que seguiu como o único console compatível com o Atari 2600 no mercado dos EUA.

Um Coleco Gemini, para efeitos de comparação com o Kid Vid Videogame System.

Mas apesar dessa desistência, chegaram a existir alguns protótipos do console Kid Vid Videogame System. O nome dele apareceu em um artigo da revista ColecoVision Experience, e também na caixa do jogo Berenstain Bears. Uma foto também aparece (ainda que meio de longe) na caixa desse jogo. Na foto, é possível ver que temos um Kid Vid Videogame System e não um Coleco Gemini – você nota a diferença pelas cores do nome na placa na parte de cima do console: As cores dos dizeres (vermelho ou branco) são invertidas entre um console e outro.

Foto do módulo de som, com o Kid Vid Videogame System visível.
Foto do módulo de som, com o Kid Vid Videogame System visível.

As fotos que vocês viram, são do exemplar do console Kid Vid Videogame System que pertencem ao Marcelo Sávio – acreditamos que este é um dos protótipos. Abaixo temos também uma foto do anúncio na Colecovision Experience.

Artigo na Colecovision Experience anunciando o lançamento do Kid Vid Videogame System.

Então… Gostou? Comente aí embaixo!

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

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