First Person Shooter: The Definitive FPS Documentary.

Falamos de First Pereba Shooters no episódio 104, onde declaramos nossa incompetência em jogos no estilo FPS  – menos o João (que diz que não existe jogo difícil, você é que não se esforçou o bastante – mó papo de meritocracia). Mas ficamos sabendo desse documentário só agora.

Foi feita a campanha bem-sucedida no Kickstarter, e a versão digital será lançada no dia 31 de agosto de 2023. A versão em Blu-Ray será lançada um mês depois, em 30 de setembro de 2023.A ideia é que este documentário seja a celebração definitiva do gênero FPS, revisitando os melhores jogos FPS de todos os tempos (segundo os autores do documentário), guiados pelos desenvolvedores que os criaram.

Então, eles conversam com John Carmack (Doom), John Romero (Doom de novo), Karl Hilton (Goldeneye 007), Scott Miller (Duke “Hail To The King, Baby” Nukem 3D), Marcus Lehto (Halo: Combat Evolved), Warren Spector (System Shock) e mais um tanto de desenvolvedores.

Se você tiver interesse em adquirir, a cópia digital fica em 49 dólares. A cópia em Blu-Ray fica em 100 dólares (e vem com poster, livreto, nome nos créditos, trilha sonora digital, cópia numerada), mas o pacote completo fica em US$ 150, que ainda inclui, além dos itens anteriores: camisa, mouse pad, adesivos e ingresso para assistir a premiere online.

PS: Gostei do nome das categorias: Duke Nukem, Master Chief…

PS 2: Interessante a frase do John Romero, que “A comunidade manteve Doom vivo este tempo todo. Ele é, na sua essência, um jogo sólido e realmente divertido“, e eu passei por algo do tipo recentemente: Um grupo de alunos, depois de ter concluído um conteúdo em sala de aula, me pediu para instalar Doom nos computadores de um laboratório para jogar em rede. Todos adolescentes que, quando nasceram, Doom já era velho. Mesmo assim, pediram. Eu instalei. E joguei com eles, é claro que no modo deathmatch. Se eu tivesse treinado, teria apostado uns pontos na prova com eles, mas como eu sou reconhecidamente um pereba, resolvi não arriscar. Mas foi divertido, tanto para mim quanto para eles – nem tanto, visto que tomaram uns tirambaços do tiozão aqui.

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.