Attack of the PETSCII Robots… Para MSX?

Um dos canais do YouTube que a gente acompanha e mais fala em assuntos relacionados a micros clássicos é o The 8-Bit Guy, que é um dos poucos que ultrapassou 1 milhão de inscritos. O David Murray é ex-funcionário da AST Computers, reside no Texas e foca seu canal nos retrocomputadores dos EUA, logo se você tem interesse em Commodores (principalmente), Tandy 1000 e outros, pode ir lá sem medo.

Mas, se você não tiver interesse nesses micros, pode ir lá também sem medo. É um dos melhores canais que acompanhamos.


Então, uma das  iniciativas do The 8-bit Guy é produzir jogos para micros clássicos. Entre eles, temos o Planet X2, para Commodore 64, e posteriormente o Planet X3, para computadores baseados em MS-DOS (PCs velhos mesmo). Basicamente, dois RTS (jogos de estratégia em tempo real), o que é algo inédito para o micro mais vendido da história da Commodore. Aliás, não sei, mas acredito eu que o segundo seja também inédito, ou você conhece outro RTS que rode em Tandy 1000 e IBM-PC-XT?

Daí, ele deu continuidade e criou o Attack of the PETSCII Robots. Apesar de já ter ouvido muito falar a respeito dele, não sabia exatamente como ele funcionava. Fui procurar uma resenha a respeito, e encontrei essa do  Retrogamer Nation, que eu coloquei algumas partes que entendi como relevantes:

Robôs tomaram colônias humanas em vários planetas, e você deve se infiltrar e destruir todos os robôs. Para fazê-lo, requer um pouco de estratégia (…) Quando você mata todos os robôs do planeta, você pode finalizar o mapa, localizando o transporte. São nove (9) mapas com o mesmo objetivo, mas com abordagens diferentes para destruir todos os robôs. (…) Não há savegame ou checkpoint: Morreu, volta pro início do mapa do jogo. Ele não pode ser jogado com joystick, já que tem diversas funções a serem usadas no teclado, como procurar, usar e mover itens, atirar em diversas direções, etc. (…)”

Ah, alguns já devem ter percebido que PETSCII é um trocadilho com com pesky (irritante), mas também com a tabela PETSCII, parecida com a tabela ASCII e usada nos Commodore 64.

Então, depois que ele foi lançado e o código fonte foi aberto, o jogo foi portado para várias plataformas: Commodore 64 (tem também para a REU, que é uma unidade de expansão de memória e de outros items para o C64), Commodore 128, NES (sim, o Nintendinho), Commodore Amiga, Playstation Portable (PSP), Commodore PET (tem a versão com caracteres customizados também), Commodore VIC20, MS-DOS (ou seja, PC velho), Super Nintendo, Mega-Drive (Sim, o poderoso Megão), Apple ][, o Commander X16 (dia desses teremos que falar desse computador), Atari 7800, ZX-Spectrum… E agora, MSX.

Nesse post na MSX.org, o usuário ToriHino anunciou que estava fazendo um port desse jogo para o “mais mágico dos microcomputadores” (segundo seus próprios fãs), usando a V9990. E ele estava usando os gráficos da versão para Amiga! Já sei, você ficou curioso, né? Então olha o vídeo aí embaixo:

Tá bonito, né? E o melhor, já tem uma ROM para baixar. Se você quiser experimentar no seu MSX com sua Powergraph, GFX9000 ou outra placa compatível, pode baixar a versão pré-alfa aqui. É um MegaROM ASCII 8k de 512 Kb, apenas para V9990. Você pode mover para os lados com as teclas do cursor, e teclas A a N mudam entre os 14 níveis. Se você for um afortunado usuário de Turbo-R, saiba que ele já liga o R800 de cara, fora outros adendos que o jogo já tem.

Então, está andando! Muito bacana, não? Todos nós aqui do Retrópolis estamos ansiosos para ver o resultado dessa empreitada. E quem sabe, veremos um vídeo do David Murray comentando a respeito desse port? Apesar dos banhos de água fria (“Muito improvável dado seu último vídeo sobre estar cansado de apoiá-lo e que ele não pretende mais fazer nenhum investimento ou novos vídeos sobre o jogo“), podemos torcer por essa pequena vitória. Ou pelo menos, termos mais um jogo bacana para rodar nos nossos MSX – e vamos destruir uns robôs por aí.

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

2 pensou em “Attack of the PETSCII Robots… Para MSX?

  1. Dá pra jogar com joystick sim, ou melhor com controles de SNES. Não me envolvi diretamente com o desenvolvimento do jogo, mas troquei alguns emails com o autor do circuito do adaptador de SNES para o Apple II[1]. No Atari 7800 fiz o design do circuito adaptador e escrevi um driver[2].
    No MSX também dá pra usar um controle SNES, se usar um adaptador[3] que nada mais é do que uma conexão direta de alguns sinais da da porta de joystick.

    [1] https://lukazi.blogspot.com/2021/06/game-controller-snes-max-snes.html
    [2] http://7800.8bitdev.org/index.php/SNES2Atari
    [3] https://hackaday.io/project/27494-snes-gamepad-adapter-for-msx-computers

  2. Eu conheci o canal do The 8-bit Guy a um tempo, realmente é bem interessante.

    Bacana ver os vídeos de reparos e limpeza dos clássicos.

    A propósito vocës vao falar algo sobre o Big Commander X16 ou já citaram.

    Fiquei um tempo off e estou lendo os post aqui aos poucos.

    Valeu !

Os comentários estão fechados.