Sai um MCM/70 no capricho!

No longínquo ano de 2014, o Juan fez uma postagem explicando a respeito desse computador aí de cima, o canadense MCM/70. Ou seja, não vou explicar aqui novamente tudo aquilo que você pode saber clicando no link aí em cima.

Mas trago novidades a respeito desse computador canadense.

No Instructables (um Hackaday mais cheiroso e perfumado), temos um artigo, assinado pelo usuário Megardi (um desenvolvedor de software aposentado residente em Waterloo, Ontario, Canadá) falando a respeito do MCM/70, e divulgou a sua intenção, de fazer um MCM/70 nos tempos atuais. Esse computador tem um teclado real, e um display de LED alfanumérico de uma linha integrado ao emulador do MCM/70, que é uma obra do Museu da Computação da Universidade de York (YUCoM). A intenção é recriá-lo com componentes modernos e técnicas de produção, usando impressora 3D (para o gabinete) e as baias para os cassetes. Se bem que, segundo o autor, não deveremos ter nada de cassete ali (boo).

Se você ficou curioso, pode continuar a leitura, para ver todo o conjunto de peças e as instruções para montar o seu MCM/70. A página tem todo o passo a passo: Impressão das partes, itens necessários, emulador do MCM/70, confecção do módulo de display, teclado, decks de cassete, montagem do gabinete, fiação… E montagem final.

Se você achou interessante, o autor também disponibilizou no Instructables outros roteiros de montagem, como a montagem de um computador Sol-20, um terminal VT-100 menor (escala 2:3), Um KENBAK-1 na escala 2:5 e outros projetos. O bastante pra gente se perder olhando por um tempo e sonhar sobre quando teremos tempo/dinheiro/vontade de montar algo assim.

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.