Bem-vindos ao episódio 116 do Retrocomputaria, começando nossa décima segunda temporada! Uau!
Sobre o episódio
Pixels! Ponteiros! Janelas! Menus! Botões! Diálogos! O que são? Como vivem? De que se alimentam?
Nesta parte do episódio
A Microsoft começa a se mexer, mais processinho, o jeito UNIX de fazer GUI, outras arquiteturas e filosofagens finais.
Links do podcast
- O primeiro Windows
- Processinho II, o Retorno
- No qual a HP entrou de gaiata no navio
- Um Windows que só teve na China
- AmigaOS e Amiga Workbench
- E pros 8-bits da Commodore tinha GEOS
- MSX View
- SX-Window para Sharp X68000
- Mais alguns links procês fuçá
Música de fundo
Músicas em baixa resolução… acho.
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Bom dia, boa tarde e boa noite, aqui é o Diego do Podcast Opencast.
Excelente episódio, o SX-Windows é meio parecido com o minecraft java (que jogo pesado) e me lembrou de muitos softwares que não conseguem aproveitar o hardware adequadamente.
Uma sugestão, vocês podem aceitar cafezinhos em PIX, inclusive lendo as mensagens de quem doa garrafas térmicas desta bebida, talvez possa ser algo engraçado.
E para finalizar, estou aguardando ansiosamente os episódios sobre UNIX e sobre Windows (a expectativa está alta).
E tem mais uma coisinha, tenho uma uma Casio FX 850p, ao menos está escrito “personal computer” nela.
“…e me lembrou de muitos softwares que não conseguem aproveitar o hardware adequadamente. ”
Atualmente são os softwares e sistemas que exigem em demasia o hardware, em particular RAM. E os remendos, ditos como “atualizações”, vão inchando… Software a serviço da obsolescência programada.
É assustador como o Firefox, mesmo o Chrome, consomem RAM! No passado essa exigência era só para edição de VÍDEO, vários canais de áudio e afins.