ARM: Como Era e Como É, por Ken Shirriff

(Traduzindo e reorganizando a sequência postada no Twitter por nosso parça, o Hugh Hefner do silício, comparando o tataravô e o sobrinho recém-nascido do chip desse espertofone em que você está lendo isto)

 *       *       *

Com o recente anúncio do processador M1 da Apple (N. do T.: link adicionado por nós) da família ARM, achei que seria interessante compará-lo com o primeiro processador ARM, criado pela Acorn Computers em 1985 para o BBC Micro. Os projetistas foram Sophie Wilson and Steve Furber.

Aqui estão as duas pastilhas na mesma escala. Fisicamente, o M1 tem mais que o dobro da área do ARM1. Tem 16 bilhões de transistores, contra 25 mil do ARM1. Se você fosse construir um ARM1 com a tecnologia do M1, ele teria o tamanho de um pixel.

O ARM1 rodava a 6 megahertz, enquanto o M1 roda a 3.2 gigahertz — mais de 500 vezes mais rápido. Enquanto o ARM1 era um único processador, o M1 tem quatro cores de alta performance, quatro de alta eficiência, uma rede neural de 16 cores, e uma GPU de 8 cores.

O encapsulamento do ARM1 era de 84 pinos, com 30 milímetros de lado. O do M1 é menor, 21 milímetros, com módulos de DRAM sobre ele. Compare os capacitores de desacoplamento (amarelos, de cerâmica) na placa do ARM1 com os minúsculos 0402 em volta do M1.

Na pastilha do ARM1, podem-se ver blocos funcionais como os 100 bytes de registradores e uma ULA clássica de 32 bits. Na do M1, blocos funcionais de tamanho similar são um cache de 12 megabytes e uma CPU de 64 bits completa. É isso que a Lei de Moore tem feito ao logo destes 35 anos.

Créditos: Foto do M1 © Apple. Foto do ARM1 © ARM Ltd. Foto do encapsulamento do ARM CC BY-SA 3.0 Peter Howkins. Alguns dados do M1 da AnandTech (anandtech.com/show/16226/app). Escrevi mais sobre o ARM1 aqui: righto.com/search?q=arm1

O processador ARM teve seu início com projeto Acorn RISC Machine em 1983. A Apple começou a se envolver no final da década de 80, ao usar o ARM 610 no fracassado computador de mão Newton. Em 1990, Acorn, Apple e VLSI Technology fundaram a Advanced RISC Machines, com a Apple tendo 43% da nova empresa.

Para ver o ARM1 em ação com seus 25 mil transistores piscando alegremente, experimente o simulador criado pela equipe Visual 6502: visual6502.org/sim/varm/armgl

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.

Um comentário em “ARM: Como Era e Como É, por Ken Shirriff

  1. Excelente matéria. Sou novo, ouvi falar dos processadores ARM qnd utilizei um Raspberry PI 2, me encantei com o equipamento para utilizar como servidor Linux e hj trabalho muito com eles. Atualmente utilizo um PI4 com o processador Broadcom BCM2711 e sou apaixonado por tudo, apesar de estar muitooooo longe do desempenho de um M1

Os comentários estão fechados.