Mosca Branca do dia: Thorn EMI Liberator

O Centre for Computing History, de Cambridge, Inglaterra, acaba de receber uma doação deste que é possivelmente o primeiro laptop britânico. Traduzindo a notícia:

O Thorn EMI Liberator foi produzido em 1985 para o Serviço Civil do Reino Unido. Possivelmente, foi o primeiro laptop britânico produzido em massa.

O projeto começou em 1983, quando a Agência Central de Computação e Telecomunicações encomendou um dispositivo portátil para que funcionários públicos pudessem produzir e editar documentos sem precisar de digitadores dedicados. A Dragon Data foi encarregada do desenvolvimento, mas entrou em concordata logo depois. A Thorn EMI assumiu o projeto em 1984. A produção continuou até setembro de 1986.

O Liberator tinha um processador Z80, uma tela de LCD de 480×128 pixels (80×16 caracteres de texto) e 40 KB de RAM por padrão, com uma expansão opcional de 24 KB. A RAM era não-volátil, alimentada por bateria. Rodava CP/M a partir da ROM, com software proprietário de processamento de texto.

Gentilmente doado por Charlie Robson.

Abaixo, IBAGENS e BÍDEO.

(Via Giovanni Nunes)

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.

0 pensou em “Mosca Branca do dia: Thorn EMI Liberator