Placas-mãe de C128 remasterizadas em pré-venda.

Se você quiser uma placa-mãe nova para o seu Commodore 128 (inclusive uma que é possível ser colocada em um Commodore 64), você pode adquirir na pré-venda por 259,90 euros. A pré-venda está disponível até março de 2019. A entrega deverá ocorrer no 3o quadrimestre desse ano.

A placa-mãe é toda soquetada, e será preciso ainda obter todos os chips (CPU 8502 e Z80, a PLA, MMU, o VIC, VDC, SID, memórias, etc), além do gabinete e do teclado de um Commodore 64 (*). Uma das alterações interessantes é a saída de vídeo do VDC é S-Video e compartilha a mesma saída que o VIC, mas é chaveável entre 40 e 80 colunas. Ah, tem também umas melhorias na saída de imagem.

O RetroHardware fez uma resenha a respeito dessa placa, a 128RM.

(*) Claro, você pode montar um gabinete de LEGO

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

0 pensou em “Placas-mãe de C128 remasterizadas em pré-venda.

    1. Sem dúvida.

      Mas lembremo-nos que a produção desse tipo de material não atinge, nem de perto, a produção em escala de uma placa-mãe para um PC, por exemplo. Logo, como a escala de produção é pequena, o custo é alto. Não tem muito jeito, a não ser que todo mundo resolva comprar dessas placas.