Vídeo em tela cheia com duas faixas de áudio… Em um Commodore VIC-20.

Jan Derogee provou que é possível tocar vídeo em tela cheia com duas faixas de áudio em um Commodore VIC-20. O usuário ainda pode escolher a faixa!

Vamos a algumas especificações:

  • Vídeo: Monocromático, 192 x 160 a 12 quadros por segundo.
  • Áudio: 4 bits a 12 Khz.

Ah, é preciso a expansão de memória de 3 Kb para rodar o vídeo. O código é altamente otimizado, é preciso um Cassiopei e os dados são enviados pela user port a uma taxa de 58 Kb/s, gerenciados pelo 6502.

Fonte: Retro Hardware.

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

0 pensou em “Vídeo em tela cheia com duas faixas de áudio… Em um Commodore VIC-20.

  1. Provou o quê? Provou que um trecho de vídeo capturado com cameras digitais ATUAIS (ou baixado da internet), devidamente processado em um computador ATUAL para adequar a relação “qualidade x taxa de fluxo de dados” à capacidade de processamento (dados/gráficos) de um Vic-20 , devidamente armazenado num dispositivo MODERNO e ATUAL (Cassiopei) e usando como mídia a tecnologia ATUAL “SD card memory” pode ser exibido (com baixa qualidade) através do círcuito de vídeo de um microcomputador Vic-20.

    1. Não é nada trivial exibir vídeo (mesmo que em baixa qualidade) através do circuito de vídeo de um micro clássico.

      Os arquivos EVA, no MSX, mostram isso. Eram streams de vídeo e áudio de 128 x 106 pixels, em 10 ou 12 fps, com 19968 cores (SCREEN 12), onde 3 minutos de vídeo enchiam 32 Mb de disco. Sem compressão. E era executado no Turbo-R. Ok, isso é coisa dos anos 1990, impressionou muita gente naquela época, mas na prática teve pouco uso.

      Mesmo assim, não é nada trivial.

      1. Também acho que isto não seja nada trivial, apenas vejo isto muito mais como “o que os dispositivos atuais conseguem fazer mesmo que atrelados a tecnologias obsoletas” do que algo como “inacreditável! o que conseguiram fazer com um computador dos anos 80!!”; em todo caso o feito em si é algo bastante interessante e os responsáveis merecem os parabéns…