Emulando Classic Amiga no AmigaOne X5000

Mark Dastmalchi-Round estava com um problema para resolver: com seu Amiga 1200 morto e com um novíssimo AmigaOne X5000 à mão, como recuperar as informações do seu velho Amiga no seu novo Amiga E continuar a rodar seus programas e projetos?

Para sorte nossa, ele documentou as diversas maneiras de emular os Amigas clássicos no X5000 – e, também para sorte nossa, o OSNews nos indicou este post.

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “Emulando Classic Amiga no AmigaOne X5000

  1. O mínimo que se poderia esperar de uma máquina com o nome “AMIGA” (Amiga One X5000) seria que os programas, dados e mídias do computador clássico pudessem ser usados exatamente da mesma forma que eram utilizados no Amiga clássico original, sem necessidade de instalar qualquer emulador, aplicativo adicional ou quaisquer hardware ou adaptador adicional.
    E não estou sendo radicalmente purista ao ponto de exigir uma plataforma que contivesse o chipset original, ainda que reimplementado em FPGA (que seria a solução ideal); estaria disposto a aceitar o uso da emulação; mas desde que esta emulação estivesse integrada no novo sistema operacional de modo que o usuário não percebesse nenhuma diferença na experiência de uso com a máquina original, tudo de forma automática e sem nenhuma interrupção, como mensagens ou requisições de escolha de ação sistema atual, que “destroem” a “suspensão de incredulidade” de que aquilo não é realmente um Amiga e sim uma máquina moderna emulando um Amiga! Sim, acho que este tipo de “ilusão” não somente desejável mas OBRIGATÓRIA numa máquina (alegadamente) portadora do DNA dos Amigas originais (usa o nome e o logotipo da linha). De outra forma me pareceria puro engodo, uma forma de condicionar a venda de um sistema operacional à uma peça de hardware absolutamente desnecessária na prática ( um PC moderno e sem adicionais faria o mesmo e até melhor) e que logo estará defasada tecnologicamente (aconteceu até mesmo com os power mac’s, imagine então com essa máquina!).
    Por tudo isto sou levado a não dar nem ao menos o benefício da dúvida à este AmigaOne, gostaria de coração que estivesse errado mas não…trata-se apenas de um artigo curioso ( e caríssimo!), destinado ao mercado de colececionadores de artigos e memorabilia da linha Amiga, nada mais (infelizmente).